Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

"Segunda Chamada" Ou Precisamos Falar dessa Série da Globo



Mais um acerto da Globo com suas séries. Estou falando da ótima "Segunda Chamada", escrita por Carla Faour e Júlia Spadaccini, com a direção de Joana Jabace.

O tema principal é a educação daqueles excluídos, dos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa e trabalham ou fazem uma atividade durante o dia e estudam à noite, tentando recuperar o tempo perdido e principalmente a dignidade.


Cada história ali vale um livro, uma dissertação. A começar pelo diretor Jaci ( Paulo Gorgulho), que é casado , tem um filho adolescente muito problemático, que não cabe em nenhuma escola e nenhum trabalho e tem um caso com a Prof. Lúcia ( Débora Block), que é casada com Dr Alberto ( Marcos Winter), que depois do trágico falecimento do filho adolescente Marcelo ( Artur Volpi), que era apaixonado pelo Prof Paulo ( Caio Blat), teve um AVC e nunca mais falou, dependendo diuturnamente de cuidados especiais .

A Prof. Sônia ( Hermila Guedes), é outra com uma série de problemas em casa, pois é casada com o violento Carlos ( Otávio Muller), tem 2 filhos pequenos e usa remédios fortíssimos para aguentar a sua dor, comprando de um atravessador, seu próprio aluno .


A Prof.Eliete ( Thalita Carauta), é solteira, e aparentemente é a que menos tem problemas na escola, mas, está sempre na linha de fogo auxiliando os problemas de todos.

O Prof. Marco André ( Sílvio Guindane), chega para dar aulas na escola, fica encostado, e acaba por apresentar as artes para o aluno, fazendo do teatro uma grande abertura na vida de muitos ali.

Marco André se apaixona por Sônia e a ajuda em várias situações críticas em que ela se meteu .


Os alunos ? Nossa, todos têm problemas ...

Maicon Douglas ( Felipe Simas ) teve filhos na adolescência e sofre com a falta de comida em casa, levando ao desespero para conseguir algo . Tem um fim trágico .

Jurema ( Teca Pereira), foi impedida de estudar por causa do marido, que não permitia que a mulher fosse à escola .

Pedro ( Vinicius de Oliveira ) e Márcia ( Sara Antunes), é um casal de evangélicos que sofre por intolerância religiosa.

A travesti Natasha ( Linn da Quebrada), sofre de transfobia, e nem o banheiro tem o direito de escolher qual usar.


Os refugiados venezuelanos Javier (Gabriel Diaz) e Alejandra ( Rosalva  Vanessa) sofrem com a xenofobia .

Valquíria ( Georgette Fadel) é uma ex- presidiária e sofre preconceito com essa marca .


Sílvio ( José Dumont)é um morador de ruas sedento por informação e cultura, mas, não larga o seu cão companheiro de forma alguma .


Tem a turminha dos que traficam e são donos da quebrada ... Tem o martírio da mãe que não quer ver mais um filho morto ... e muito mais .

Cada episódio , um problema diferente e tudo isso ligado à educação ...


Muito boa mesmo !

Aliar o pessoal da educação( professores) que sofre para estar em uma escola pública, apanha, é xingado, ganha mal, não tem recursos para ensinar e vai por amor à profissão, aos problemas mais comuns da periferia de uma grande cidade como tráfico de drogas, aborto, gravidez na adolescência, machismo, homofobia, xenofobia, roubo, feminicídio, carceragem, mau comportamento, morador de rua, prostituição e muitos outros temas atuais e sempre plausíveis de se discutir é de suma importância para o crescimento de todos.

Quero destacar a atuação de Débora Block e Hermila Guedes que dão um show de interpretação .


Vale a pena !

Eu recomendo !

PS: Já estou aguardando pela segunda temporada !
PS1: Destaque para a música tema com a voz de Elza Soares : Comportamento Geral


Nenhum comentário:

Postar um comentário