Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

"Carta para Além dos Muros" OU Documentário sobre a AIDS no NETFLIX



Entre nas Netflix, e vá assistir ao documentário "Carta para Além dos Muros", de André Canto, que traça a trajetória de pessoas com HIV/AIDS no Brasil , desde os anos 80 aos dias de hoje.

O documentário conta com depoimentos de pessoas com o vírus, de muitos médicos infectologistas contando como era na época que a doença surgiu, de dermatologistas, de ativistas de ONG, do Dr Drauzio Varella , da Marina Person e muitos outros.


Acredito eu, que o material mais rico seja realmente o depoimento desses médicos que viveram esse pesadelo, e viram que eles não  poderiam salvar a todos, curar a todos, e que eram impotentes e não os deuses como muitos pensavam .

Foi um momento muito duro na história mundial, e que depois da visibilidade que pessoas como Cazuza deram à doença, finalmente se cai a ficha para muitas pessoas .


O documentário tem a professora Jaque, uma mulher trans, com o vírus, como uma das mais apresentadas, contando sua história desde o início, sua luta e seu estado atual hoje.

Mostra também outras mulheres que contraíram de seus maridos ou de outras formas, e que estão aí, vivas e levando suas vidas normalmente.

Traça um paralelo para os dias de hoje, com relação à morte, que é praticamente inevitável , porém, deixa bem claro que o estigma ainda persiste, e que isso dificilmente sairá de cena, de uma sociedade machista e conservadora .


Vale a pena assistir !

Eu recomendo !

Ah ! Lembrando que o título do documentário faz alusão ao livro de Caio Fernando Abreu, também vítima do vírus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário