Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

"Leonilson - Sob O Peso dos Meus Amores" - Entendendo um Pouco Mais a Obra ...



Assisti ao documentário dirigido por Carlos Nader,  "Leonilson - Sob O Peso dos Meus Amores" , onde pude conhecer um pouco mais do universo de José Leonilson.

Particularmente acho a obra dele complexa, e com esses vídeos, posso aprender um pouco mais sobre o que ele queria passar .


Nesse documentário de 2012, os amigos Leda Catunda, Adriano Pedrosa, Eduardo Brandão , Ricardo Resende , João Pedrosa e outros, além de seus familiares, deram o seu depoimento sobre as fases desse que foi um de nossos expoentes nas artes plásticas .

Não colocaram a mão na cabeça dele não, também disseram algumas palavras amargas. Leonilson não foi só romantismo, foi também algo político, foi uma voz que queria sair, explodir de dentro de um vulcão ...

Muito interessante o depoimento de seus amigos, e vemos assim , como se fosse hoje, onde os jovens não têm pudor algum em se expressarem, se a arte de Leonilson seria a mesma .

Muitos trabalhos são expostos no documentário, ilustrando a fala dos depoentes , onde você pode com  certeza conhecer um pouco mais de seu universo e entender as suas fases.

Conta também a revolta de Leonilson, quando foi artigo da revista Veja, falando sobre sua doença, o que faria com que seus pais tivessem uma exposição que ele não queria. Ficou muito triste.

Tem entrevista para a TV Cultura , que fala também sobre essa sua fase final .


Valeu a pena !

Nenhum comentário:

Postar um comentário