Interessante e discreto o filme do Turco Ferzan Ozpetek , " O Banho Turco " , que conta a história de Francesco , italiano , casado , que de repente , recebe a notícia que uma tia sua , que morava em Istambul faleceu e lhe deixou uma propriedade como herança.
No começo, ele pede à sua esposa que vá e cuide disso , mas, com a recusa da mesma, ele mesmo parte para Istambul e descobre além de uma cidade maravilhosa , outras coisas que vão mudar sua vida para sempre .
Francesco , ao visitar a propriedade , fica sabendo que a mesma era um antigo Hamam , e ele fica encantado com o que viu, fazendo com que mude de opinião, não querendo mais vender , e muito menos voltar para a Itália , já que nessa descoberta , vem também um outro desejo que há tempos o perseguia .
Assim, Francesco agora, queria era reformar toda a propriedade e colocar o Hamam em pé novamente .
Maravilhado por Istambul e por outra beleza , Francesco não retorna à Itália, fazendo com que sua esposa vem ver de perto o que está acontecendo.
Numa dessas , acaba descobrindo o que não queria ... e agora , é ela quem quer retornar à Itália imediatamente .
Mas, um final triste , faz com que ela também mude de ideia , e fique em Istambul para que o Hamam realmente saia do papel .
Um filme delicado , com histórias e tabus familiares e religiosos , que de certa forma retrata o dia a dia de algumas famílias que a gente já ouviu falar .
Valeu a pena !
Destaque para a trilha sonora !
"Hamam" - Ferzan Ozpetek
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário