O objetivo desse blog é poder compartilhar o que foi visto em espetáculos e shows , os filmes assistidos , os lugares visitados , cidades, Países , além da vida noturna e muita música ilustrando tudo isso .
quinta-feira, 8 de março de 2012
"VALSA COM BASHIR " Ou Horrores de Uma Guerra no Líbano
O ganhador do prêmio de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro de 2009 , e do César de cinema Francês, também para melhor filme estrangeiro , além de ter sido um dos indicados ao Oscar do mesmo ano , " Valsa Com Bashir " , do diretor Ari Folman , é tudo o que pode se chamar de algo inusitado .
É um longa, ou melhor , um documentário , porém praticamente todo em animação . O filme conta a trágica história da Guerra do Líbano em 1982/1983 , e o enorme genocídio de refugiados civis Palestinos e Libaneses.
Na verdade, o filme fala da tentativa da reconstrução das memórias da guerra . Baseado em fatos reais , o diretor de cinema Ari Folman , vai em busca de seu passado , devido ao encontro de um amigo de guerra, que insiste em saber o que aconteceu na mesma , já que sua memória encontra -se toda fragmentada .
Assim , o diretor corre em busca da verdade , através de encontros com seus amigos de infantaria . Tudo vai sendo clareado a partir desses encontros e a história do massacre nos é mostrada nua e crua , ou disfarçada pela brilhante forma que o mesmo teve de nos mostrar, que foi através da animação .
Dando um aspecto histórico , vale lembrar que o massacre de Sabra e Chatila em 1982, foi efetuado por uma milícia falangista cristã Libanesa em resposta ao assassinato de Bashir Gemayel , presidente eleito do Líbano em 1982 e líder da milícia cristã de extrema direita apoiada por Israel .
O documentário é muito interessante , destaque para a sua primeira cena com os cães indo atormentar através de sonhos um dos homens que lá estiveram . A cena do sonho com uma mulher que acolhe o homem da infantaria e o leva para o mar . A cena da praia , onde os soldados saem da água , as cenas de combate , dos tanques de guerra e principalmente a cena final, onde o diretor nos surpreende com cenas reais agora e não de animação , depois do massacre em Sabra e Chatila , tentando mostrar que tudo aquilo que tínhamos assistido antes, mesmo sendo através de um desenho , era a dura realidade .
Destaque para a forma com que nos é mostrada os sonhos dos homens de guerra, as cores do desenho , variando conforme os momentos e a compreensão psicológica do mesmos em cores frias ou quentes .
Parabéns pela inovação e pela história que nos foi contada de mais um dos tristes capítulos da história mundial , marcado por guerras , sejam elas de caráter sócio econômico , territorial ou religioso .
Eu recomendo !
"Valsa com Bashir " - Ari Folman
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário