Assisti nesse último sábado , 24/03/2012 , no Teatro do Sesi , à peça " O Casamento Suspeitoso " , obra de Ariano Suassuna , com a ótima direção de Sérgio Ferrara .
A peça com duração de mais ou menos 1hora e meia , fala de um tema que não deixa de ser atual , mesmo sendo escrito em 1957 : O casamento por dinheiro .
Sim , o tal , "Golpe do Baú " . Nessa divertida comédia , Geraldo é o filho que está prestes a receber uma herança , está no caminho de Lúcia , sua noiva que ele nem desconfia ser uma trapaceira , e que está afim de todo o seu dinheiro . Assim , a família de Lúcia vai ao encontro da família de Geraldo para concretizarem o enlace .
Mas, a mãe de Geraldo , Dona Guida , duvida desde o início das intenções da noiva do filho , assim como os empregados da família, Cancão e Gaspar que fazem de tudo para que o mesmo não se concretize.
E é essa a trama que se desenvolve por todo o tempo com o sotaque do sertão nordestino, suas roupas, músicas e instrumentos típicos ,que abrilhantam ainda mais a produção .
Geraldo é Joaz Campos , o noivo delicado que canta, dança, toca seu instrumento e tem uma excelente atuação .
Lúcia é Suzana Alves , a noiva que também canta, dança , demonstra um ótimo trabalho corporal e atua muito bem também .
Roberto , seu "primo " , amante , é Nicolas Trevijano , que também está muito bem caracterizado e com um sotaque nordestino perfeito.
A mãe de Geraldo, Dona Guida, com a excelente Bete Dorgam ,que retrata a mulher durona mesmo do sertão , com pistola e tudo .
E os empregados da família , uma dupla perfeita , Cancão , interpretado por Marco Antônio Pâmio , perfeito em sua atuação e o engraçadíssimo Gaspar , pelo primoroso Rogério Brito.
Há ainda uma figura sempre marcante nos textos de Ariano Suassuna , que é o padre e o juiz, interpretados por Carlos Morelli .
Destaque para o cenário muito feliz e marcante , desde o artefato usado para cobrir o tablado do teatro , até o mastro com a foto provavelmente de Santo Antônio .
Detalhes para as cortinas, os quadrinhos da casa , o retrato do casal , o armário , as bandeirinhas , o oratório , o cantinho do músico , além do figurino todo detalhado e característico do sertão nordestino, as cestas , os vestidos e os adereços dos personagens .
José Rosa , faz nesse espetáculo, a mãe de Lúcia, que se engraça com Gaspar em momentos hilários .
As músicas também agradam e muito o expectador , assim como todos os efeitos sonoros realizados pelo músico que acompanha a trupe.
Finalmente , os parabéns para o diretor Sérgio Ferrara que soube aproveitar de forma brilhante todo o universo de Ariano Suassuna .
Eu recomendo !!!
Trecho e comentários de " O Casamento Suspeitoso " , além de Sérgio ferrara .
Nenhum comentário:
Postar um comentário