Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

"Conquistar,Amar e Viver Intensamente" OU A Vida É Mais Burra do Que Os Filmes



Excelente o filme de Christophe Honoré, "Conquistar,Amar e Viver Intensamente", que já fazia tempo queria assistir e agora o vi pelo NOW.

Eu pra começar, sou fã de filmes franceses, pois os acho sérios, que retratam a realidade nua e crua sem rodeios e mostram mesmo o que querem mostrar ...


Não é diferente em "Conquistar,Amar e Viver Intensamente", que o diretor mostra o quão sofrida é a vida de Jacques ( Pierre Deladonchamps), um dramaturgo, que vive sozinho, e convive com o vírus da AIDS, e a iminência da morte, mas, mesmo assim, passa os  dias com seu filho Loulou ( Tristan Farge) , vai aos encontros de trabalho, conversa bastante com seu vizinho Mathieu ( Denis Podalydes) e ainda tem tempo, mesmo num contragosto seu, de se apaixonar por um jovem rapaz de Rennes, que lhe traz vida, paixão e sexo aos seus últimos meses de vida.


Quando em um cinema, Jacques acaba por conhecer Arthur ( Vincent Lacoste), um rapaz jovem de Rennes, que mesmo sabendo da condição do parisiense, continua atrás , e quer ter um relacionamento com ele.


Arthur, que tinha como uma possível namorada Nadine ( Adèle Wismes), acaba por lhe dizer que a traía com meninos e que essa é a sua real preferência .

Os encontros de Arthur com Jacques são sempre muito espirituosos, cheio de alegria, música, colorido e isso dá medo em Jacques , que sabe que não tem tempo para um último amor, uma última paixão. Ele é bem pé no chão quanto a isso, não parecendo nem um pouco Arthur entender o problema.


Mesmo sendo uma Paris dos anos 90, e ainda a AIDS levar à uma sentença de morte, não é somente sobre isso que o filme trata ,não sendo piegas em nenhum momento .

A gente percebe que tanto aqui como lá, fadas há, ou seja, é tudo igual, tudo pelo desejo, pelo prazer, pelo gozo, não importando o lugar, a situação e com quem você está sentindo . O importante é sentir, que já vale mais que qualquer impedimento contrário à situação envolvida.


O filme traz várias citações de escritores clássicos, o que dá um charme a mais , além de belíssimas locações.

Gostei da trilha sonora também, principalmente de uma música que se chama "You've Lost me There " do Cardinal , adicionando que há também uma canção da Astrud Gilberto " The Shadow of  Your Smile".


Se você quer ver um bom filme, assista " Conquistar,Amar e Viver Intensamente " e faça uma reflexão sobre sua vida .

Valeu a pena!

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário