Interessante e cheio de entroncamentos o filme do iraniano Asghar Farhadi, " O Apartamento ", vencedor de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2016.
O filme mostra a saída do casal Emad ( Shahab Hosseini ) e sua esposa Rana ( Taraneh Alidoosti) de um edifício que está indo às ruínas e corre o risco de desabar , com imensas rachaduras por causa de uma construção próxima .
Todos os moradores se evadem do local e o casal de atores fica sem lugar para morar.
É aí, que o colega de trabalho arruma um apartamento que possui , mas, não está todo desocupado ,para que o casal se aloje, pois queriam ficar morando mesmo no teatro onde encenam a peça " A Morte do Caixeiro Viajante" .
Emad acaba aceitando a gentileza, mas, têm alguns problemas ao entrar no apartamento , já que as coisas , pertences, eletrodomésticos e roupas da antiga moradora ( uma mulher que tinha clientes ) estavam lá.
Como ela abandonou o local por algum motivo e não respondia às chamadas do proprietário , ou quando respondia dizia que iria buscar suas coisas , mas, não ia , o apartamento foi considerado desocupado e livre para outra locação.
A mulher de Emad não está muito a vontade , mas, é o que tem para o casal no momento .
De repente,Emad é avisado que alguém entrou no apartamento e sua mulher está ferida. Ela é encontrada no chão do banheiro toda ensanguentada .
Rana fica perturbada e com medo de ficar sozinha , temendo a volta do homem que tentou estupra´-la.
Emad quer agora descobrir quem fez isso . Uma pista já tem : O homem deixou as chaves de seu carro e o celular no apartamento . Emad testa em vários carros na rua e encontra uma picape .
Leva para o edifício e como não há vagas no estacionamento, acaba por causar um transtorno no local com os vizinhos.
A vida no teatro tem que continuar pois a peça está em todo vapor , com plateias lotadas, mas, a mulher de Emad não está em condições de atuar e terá que ser substituída.
Emad e Rana vivem um conflito no relacionamento e ele tenta de todas as maneiras encontrar o criminoso.
Pede a ajuda de um aluno seu ( Emad é professor também ) para que o pai que trabalhava com fiscalização , consiga saber através da placa do carro , o seu proprietário.
O filme atinge seu máximo a partir desse momento , com novas e conflitantes situações.
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"O Apartamento" - Asghar Farhadi
Nenhum comentário:
Postar um comentário