Assisti ao filme " ELIS" com a direção de Hugo Prata sobre a maior cantora do Brasil no período em que cantava.
O longa conta a trajetória da Pimentinha, como era chamada, pelo seu temperamento , desde a chegada com seu pai de Porto Alegre ao Rio de Janeiro , com seu primeiro não de uma gravadora , até sua decadência e morte .
A chegada ao Rio com o pai , era já anunciada pois uma gravadora pediu que viesse , mas, 2 meses antes. Ao chegar, já não havia espaço e então teria que esperar.
Mas, como esperar numa cidade como o Rio de Janeiro , pagando hotel, comida e tudo mais, sem dinheiro.
Elis decide que não iria embora antes de ver o show de Nara Leão, o xodó do momento , que faria um show no dia seguinte.
Foi fundamental para ela, pois percebeu que era bem superior , que tinha voz demais e que tinha que permanecer no Rio para lutar pelo seu sonho.
Na saída , encontra os medalhões da noite como Ronaldo Bôscoli ( Gustavo Machado ) e Miele ( Lúcio Mauro Filho) que em outra casa noturna comandam a noite no Rio.
Elis entra na casa com seu pai e logo vê uma estrela no palco arrasando : Lennie Dale ( Júlio Andrade). Já faz amizade com o artista e pede a Miele uma chance num outro dia .
Miele combina com a gaúcha , que atrasa em mais um dia o retorno a Porto Alegre . Vai ao encontro e mostra aos cariocas o que tem de melhor : Sua Voz !
Elis fica mais uns dias no Rio justamente para se apresentar nessa casa noturna e ver como será a reação do público . Ela agrada , as pessoas a aplaudem de pé !
Ronaldo Bôscoli que a priori torce o nariz para a moça , aos poucos vai reconhecendo seu mérito.
Mas, os dois não se bicam, principalmente por Elis perceber o quão mulherengo é o carioca que beija e fica com todas as mulheres ao seu redor.
Um produtor gringo assiste ao show de Elis no Rio e fica louco com ela , querendo leva-la para São Paulo. Ela aceita e começa o maior sucesso na terra da garoa.
Se alia com Jair Rodrigues ( Icaro Silva) e juntos fazem o programa de televisão " O Fino da Bossa" que arrebenta de audiência.
Existe o conflito com o contrato da casa noturna do Rio e a confusão com Bôscoli, mas, a pimentinha vai contornando a situação e deixando o carioca babando aos seus pés .
Com o tempo, os dois vão se aproximando e surge o romance e o casamento . Elis fica grávida .
O sucesso continua, mas, o desentendimento com Bôscoli faz com que o casamento se dissolva depois de um tempo.
Elis faz sucesso até em Paris e volta com o status de grande cantora.
Conhece Cesar Camargo Mariano ( Caco Ciocler) e se apaixona pelo exímio pianista , os dois ficam juntos e se casam . Elis fica grávida.
Não era assim no começo, Elis não gostava nem de cigarro. Mas, o álcool , e outras drogas entraram rapidamente na vida de Elis com o tempo.
Ela vai ficando incontrolável e muito difícil de se conviver . As músicas surgem , a ditadura militar faz com que Elis , com medo até cante para a Guarda no Rio . Ela se desentende com Henfil , mas, depois se juntam .
Cesar Camargo vai embora de casa . Elis se arrebenta no álcool.
É o fim !
Destaque para Andréia Horta que realmente vestiu a camisa da maior cantora do Brasil e com certeza será o papel de sua vida . Ficou muito bom , E exigiu com certeza um grande trabalho de ator para interpretá-lo.
Outro destaque , que só fui perceber nos créditos quem era o ator , foi o papel de Lennie Dale , com o incansável Julio Andrade. Esse cara merecia ganhar um prêmio de melhor ator do cinema brasileiro . Ele é fantástico e interpreta o que vier pela frente .
Se hoje tem um cara foda no cinema brasileiro, esse cara é Julio Andrade .
É isso !
Recomendadíssimo o filme , principalmente para quem gosta de música .
Valeu a pena !
"ELIS" - Hugo Prata
Nenhum comentário:
Postar um comentário