Tinha já há bastante tempo o desejo de assistir a esse filme venezuelano tão recomendado pela crítica e ganhador em um Festival em San Sebastian.
"Pelo Malo " da diretora Mariana Rondon conta a história de um menino de 9 anos , Junior ( Samuel Lange Zambrano) , mulato , com cabelos cacheados que sonha em alisar o seu cabelo e ficar parecido com os cantores famosos.
O problema é que sua mãe, a repressora, pobre, segurança desempregada, Marta ( Samantha Castillo), ficava bem de perto vigiando os passos do filho e de forma alguma permitia tal ação, já que achava que o menino já era afeminado , o levando inclusive várias vezes ao médico para ver se tinha problemas e não suportaria vendo alisando o seu cabelo e tornando ainda mais delicado .
Com uma bebê de colo ainda , Marta seguia sua sina em voltar para o emprego que fora despedida , tendo que pedir favor para as vizinhas do cortiço onde morava em Caracas para ir à luta e tentar recuperar o emprego.
Mas, sempre dava com a cara na porta, e o chefe ( Beto Benites )nunca a atendia .
Quando as vizinhas não ficavam com seus dois filhos, tinha que deixarem sua sogra Carmen ( Nelly Ramos ), mas não gostava, pois a mãe de seu marido que fora assassinado pelo gueto , bebia e era meio louca , inclusive sendo a favor de alisar o cabelo do menino e torná-lo um cantor famoso , mesmo sendo gay, assim ele fugiria do gueto e não correria o risco de ir para o mundo do crime e ser morto a posteriori.
Junior tinha uma amiguinha , filha de uma vizinha e os dois passavam juntos a maioria dos dias, enquanto Marta ia tentar recuperar o seu emprego.
As aulas iam começar e Junior tinha que tirar uma foto para colocar na carteirinha, mas, não tinha dinheiro para pagar. Sua amiga , sim, tirou inclusive como Miss Venezuela, pois lá ou se quer ser Miss ou militar .
Junior também ficava com os olhos virados com a beleza do rapaz que era dono de uma venda onde ele ia comprar caixas de fósforos fiado, ganhando inclusive um abrigo do rapaz.
As tentativas do menino dia a dia alisar o cabelo são hilárias e ao mesmo tempo dolorosas, pela não aceitação de sua condição .
Maionese, óleo de fritura, e outros produtos foram tentados pelo garoto que cada dia tinha problemas com a mãe que não o aceitava.
O emprego só veio de volta com a venda do corpo para o chefe que lhe deu mais uma oportunidade .
Recomendo esse triste , mas realista filme , que mostra como estava o pais sul americano e que com certeza piorou muito em relação à pobreza, ao desemprego e à fome .
Valeu a pena !
"Pelo Malo" - Mariana Rondón
Nenhum comentário:
Postar um comentário