Filme do excelente Alexandr Sokurov, " Francofonia" fala da ocupação NAZI no Louvre em 1940.
A ideia do diretor é mostrar o quão importante era aquele tesouro existente no Museu francês , assim como em todos os museus do mundo e as consequências de uma invasão e ocupação por tropas inimigas .
O filme começa com uma comunicação do diretor Alexandr Sokurov com o capitão de uma embarcação via Skype em plena tempestade marítima .
Alexandr se preocupa com a embarcação já que a mesma carregava obras de arte e essas tinham que ser devidamente levadas com êxito para o seu devido lugar.
Em seguida , nos é mostrado o Louvre com a direção e gerência de Jaujard ( Louis-Do De Lencquesaing), que preferiu ficar em seu posto a migrar para Vichy e a visita do Comandante Franz Wolf Metternich( Benjamin Utzerath) vindo da bancada alemã para se apoderar do valoroso museu.
No começo, muita preocupação de Jaujard com o Comandante alemão,tanto é que muitas dasobras foram parar em adegas e caves de castelos distantes.Mas, depois, os dois se unem para preservar o tão valioso museu.
No meio de obras e visitas aos corredores e pisos do Louvre, encontramos a fantasmagórica Marianne que sempre gritava o seu bordão : Igualdade, Liberdade e Fraternidade ! , assim como Napoleão Bonaparte , que se colocava em todos os quadros, e atribuía muitas obras vindas desua benfeitoria.
Com ótima narração e uma didática bem clara , o filme traz essa parte da história muito interessante para nós, principalmente nos valores que os museus têm para os que ficam .
Ótimo filme para os apreciadores da história MUNDIAL .
Eu recomendo !
"Francofonia" - Alexandr Sokurov
Nenhum comentário:
Postar um comentário