O objetivo desse blog é poder compartilhar o que foi visto em espetáculos e shows , os filmes assistidos , os lugares visitados , cidades, Países , além da vida noturna e muita música ilustrando tudo isso .
domingo, 9 de dezembro de 2012
"A Partida " Ou Uma Forma Mais Digna de se Dizer Adeus
Assisti após a recomendação de um dono de uma videolocadora , o filme " A Partida " , filme japonês,ganhador de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar de 2009 , do diretor Yojiro Takita .
O filme conta a história de Daigo (Masahiro Motoki ) , que trabalhava em uma orquestra como violoncelista, mas, que por problemas , a mesma teve que dissolver .
Isso , numa Tóquio , onde a vida é cara e dura , casado , ele não teve outra saída , senão voltar ao interior, onde a mãe falecida , havia deixado uma casa para ele .
Com o aval da esposa , Mika ( Ryoko Hirosue ), eles voltam para o norte do Japão , e Daigo procura emprego nos classificados , onde vê o anúncio de uma empresa que ajuda na partida .
Ele se anima com o salário oferecido e acha que se dará bem, pois parece uma empresa de turismo .
Mas, quando chega lá , e vê do que se trata , fica confuso, pois o trabalho de preparador dos corpos pós mortem no Japão , não é visto com bons olhos, pelo contato com o corpo do morto , mas Daigo , é sugestionado a aceitar o cargo pelo dinheiro que necessitará para a sobrevivência e também pelo dono da empresa Tsuyako ( Tsutomu Nagasaki ) , que tem uma ótima atuação .
Daigo não conta à esposa do trabalho propriamente dito e com o tempo vai arrecadando o seu dinheiro , mas, de repente , os amigos da cidade e sua mulher , descobrem o verdadeiro ofício do rapaz e as coisas se complicam moralmente para ele .
Daigo , que também tinha problemas de relacionamento com o pai que foi embora de casa no passado , agora, é deixado também pela esposa .
A maestria do filme é baseada justamente na arte desse trabalho, de como é mostrada essa preparação, como é esse costume no país asiático , e como Daigo, o faz com maestria essa nova empreitada , tão bem como se tivesse tocando o seu violoncelo na orquestra em Tóquio.
Vale lembrar de como nesse momento , ou último momento , as famílias botam pra fora suas mágoas , desavenças ou dívidas com os entes queridos que estão partindo e como isso é interessante para uma análise dos dois lados : o de quem está indo e daqueles que ficaram .
A fotografia é bonita, principalmente na parte final do filme, a trilha sonora e todos os detalhes na preparação dos corpos , as fotografias , a troca da roupa , a limpeza, enfim, tudo isso , enriquece muito o filme .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
" A Partida " - Yojiro Takita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário