Assisti pela segunda vez o premiado filme Palestino, “ Paradise Now “ , de Hany Abu-Assad , que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2006 e foi indicado também ao Oscar no mesmo ano , mas não levou o prêmio .
O filme mostra de uma forma simples a vida de dois amigos Palestinos , que trabalham em uma funilaria de automóveis , que de forma relaxada trabalham , mas, o que gostam mesmo é de sentar à noite , fumar o seu Narguilé e ver a cidade do alto . Tamanha despretensão ao trabalhar, leva um deles a se desentender com um cliente, o que faz com que seja despedido .
A vida segue , tendo ainda no roteiro , uma aparição despretensiosa de uma cliente , que não muda em nada o andamento do mesmo .
Essa foto te lembra alguma coisa ?
Khaled e Said são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel –Aviv . Os dois amigos inicialmente aceitam a proposição , pois sabem que é um pedido de seu Deus , e que , realizada a missão, com certeza encontrarão os anjos no PARAÌSO . Talvez o porque do título do filme . Mas, com o tempo , um dos amigos tenta fazer com que o outro desista dessa empreitada , mas , eles têm de enfrentar o seu próprio destino e convicções , assim , um se separa do outro .
O filme não mostra sangue , matanças e nem nada que impressione. Não é essa a idéia do diretor . Assim, vale os cumprimentos ao mesmo, já que a Palestina nem é considerado um pais reconhecido , e assim mesmo conquistou vários prêmios .
Outra coisa que nos deixa para pensar , é se essa forma suicida dos Palestinos , associada ao fanatismo e ideologia religiosa , nos chama a atenção de forma positiva ou negativa .
Assim , se para alguns o título seria “Paradise Now “, para outros seria” Apocalipse Now “.
Paradise Now - Hany Abu-Assad
Nenhum comentário:
Postar um comentário