Apaixonante o cinema de Yorgos Lanthimos. Assisti aos outros filmes, que também são polêmicos, mas achei " Dente Canino" uma obra bem profunda.
O filme conta a história de uma família que tem o pai (Christos Stergioglou), um lunático, super protetor, que tem uma empresa, e faz o bate volta do trabalho para casa e vice e versa, como se fosse um grande lazer para ele, pois é em sua casa que atua de verdade.
Casado com a esposa que também o respeita e sabe de suas regras compactuando-as ( Michele Valley) é a mãe de três agora adolescentes ou quase adultos filhos do casal.
O que aconteceu ?
Desde o nascimento, eles foram criados como se houvesse a casa deles, lá é o mundo deles, no conhecimento aprenderam ciência e matemática, e nada de humanas para não mudarem o comportamento e questionarem o jogo.
Na música, além da grega, o pai colocava Frank Sinatra e falava que era a voz do avô deles, traduzindo " Flying To The Moon" do jeito que lhe convinha.
Gatos eram extremamente agressivos e se vissem algum, tinham que avisar, pois era um ser de fora, externo. Por isso foram educados a latirem e atacarem se necessário fosse.
Palavras novas, os pais davam o significado que eles quisessem aos filhos, como por exemplo: Batucada é igual a pão salgado.
Os filhos não tinham nomes, e era para ser assim mesmo, tirando toda a identidade e personalidade de cada um.
Eles se tratavam como : A irmã mais velha ( Angeliki Papoula), a filha mais nova ( Mary Tsoni) e o irmão ( Christos Passalis).
Como estava já na fase adulta, o pai resolve trazer a agente de segurança em uma recepção externa de sua empresa, Christina ( Anna Kallaitzidou) para transar com ele, já que precisa coitadinho de fazer sexo.
Para as irmãs, não !
O problema, é que essa influência externa levará algumas informações que um desses filhos vão começar a entender diferente e raciocinar por tudo o que está acontecendo.
Assim, depois de passar um longo período sem contato com o mundo exterior, os três adolescentes começam a se rebelar contra seus pais rigorosos.
Percebendo isso, ele bani a presença da sua agente da empresa, e faz com que a própria filha faça sexo com seu filho.
Ah, o detalhe do título do filme e também de um de seus tabus é de que os filhos somente poderão pegar o carro e saírem de casa quando o dente canino cair e nascer novamente.
Ou seja : Nunca!
Essa é a regra desse pai que usa da força e do poder de suas palavras e ações uma bolha onde seus próprios filhos residem.
O final é bem interessante.
Valeu !
No telecine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário