Powered By Blogger

domingo, 7 de janeiro de 2018

"Olhos Azuis" OU Eles se Acham, São Arrogantes e Prepotentes ...


Assisti ao filme " Olhos Azuis" do diretor José Joffly, que tem o Departamento de Imigração do Aeroporto JFK, nos EUA o seu ponto de apoio e o desenrolar do longa.

Lá, a equipe de Marshall( David Rasche), comemora o seu último dia de trabalho, visto à sua aposentadoria.


Mas, nesse dia muita coisa ainda está por acontecer : Marshall diz a Sandra ( Erica Gimpel) para tirar na sorte quais os passaportes seriam liberados e quais seriam detidos para um melhor interrogatório.

Bob Estevez ( Frank Grillo) se prepara para ser o sucessor de seu Boss, e os 3 formam o time de pitbulls para que não deixem qualquer um entrar no seu país.


Marshall tem um péssimo hábito : É um alcoólatra inveterado e  bebe como um louco no trabalho, causando constrangimento com seus colegas.

Nesse dia parecia estar possuído pelo demônio, pois achincalhava os imigrantes e fazia perguntas inadmissíveis para qualquer ser humano.


Numa dessas, aparece um brasileiro, que vive nos EUA há 10 anos, já foi casado com uma americana que o largou, está prestes a ter o seu green card, e volta do Brasil , onde visitou sua filha em Pernambuco, fruto de um outro relacionamento.

Nonato ( Irandhir Santos), que fala inglês fluentemente fica indignado com o modo que é tratado pelos colegas da imigração : Como se ele fora um lixo , um monte de bostas , sendo desafiado o tempo todo a falar alguma besteira mediante a provocações aferidas principalmente por Marshall.


O filme corre em paralelo com a vinda de Marshall ao Brasil, onde quer encontrar uma garota . O que encontra primeiro é uma prostituta, devido ao seu deplorável estado de embriaguez.

Bia ( Cristina Lago) o pega para cuidar digamos assim e ajudar esse gringo a encontrar a menina.

Passa vários perrengues, pois o gringo não para em pé devido as garrafas de bebida que consome.


Ele também tem um sangramento antigo, que depois revela ser um câncer no rim , não tendo muitos anos de vida não .

Lá no departamento de imigração o interrogatório com as pessoas são de arrepiar, onde o preconceito toma conta de todos ali, vide o caso de hondurenhos que foram amarrados e trancados no banheiro.

Bia e o gringo de olhos azuis seguem sua busca pela menina e agora parece que o seu paradeiro é Petrolina, para onde vão então.


Na imigração, depois de várias vezes Nonato está novamente a frente de Marshall e dessa vez a cobra fumou, e o incidente que poderia ser evitável aconteceu.

No Brasil, para tentar reparar esse erro no último dia de trabalho, Marshall finalmente  encontra a mãe de Nonato e depois sua filha .

Tarde demais para qualquer reparação ...

E vem o mar ...


Gostei do filme , e achei pertinente a forma mostrada de como os agentes de imigração nos aeroportos tratam as pessoas que não do seu país .

Eu recomendo !

PS: Irandhir Santos é excelente mesmo falando em inglês . TOP !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário