Já ha bastante tempo queria assistir ao filme documentário de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado .
"O Sal da Terra" conta a trajetória de um dos maiores fotógrafos que temos no mundo moderno .
O filme conta desde seu nascimento em Aimorés- MG, suas idas para a cidade grande Vitória -ES, o período da ditadura no Brasil , seus estudos , primeiro no direito e depois a formação em economia , onde conheceu sua então esposa Lélia.
Juntos, foram estudar e morar em Paris , e quando Lélia ganha sua primeira máquina fotográfica e Salgado começa a tirar fotos , ele se apaixona pela arte e deixa a economia, apostando tudo no que lhe renderia hoje ser um dos maiores fotógrafos do mundo.
O documentário então narra todas essas viagens de Salgado em busca de notícia , de gente , de situações , de lugares , em tempos bons e ruins , no amor e na guerra, na bonança e na miséria .
O documentário inclusive inicia com fotos tiradas em Serra Pelada , com aquele e enxame de gente a procura do ouro . Salgado estava lá e também subia e descia aquelas escadas , só que ao invés de sacos nas costas , ele levava sua câmera.
E foram viagens e viagens , para lugares extremos , como na indonésia , na Africa , na Sibéria , nos Andes , na Amazônia ...
Win Wenders, o cineasta e também fotógrafo alemão o conheceu através de algumas fotos que lhe chamaram a atenção , ele as comprou e quis conhecer o dono delas , pois achava que ele estava interessado em pessoas , no que elas sentem , e isso fazia o maior significado para o cineasta alemão.
Os dois ficaram amigos e nessa toada, o diretor desse documentário juntamente com o filho de Sebastião Salgado, Juliano.
O documentário também traz depoimentos de seu pai , fotos da família, o nascimento do segundo filho com síndrome de down .
E viagens, viagens e viagens , rendendo -lhe mais e mais trabalhos premiados no mundo inteiro.
Vale a pena conhecer toda essa trajetória , desse que é brasileiro e um dos maiores nomes da fotografia mundial.
Lembrando que esse documentário concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2015.
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"O Sal da Terra" - Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário