Assisti ao filme Franco-Belga , que foi atração da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo , "Deux Jours , Une Nuit ", dos irmãos Jean Pierre Dardenne e Luc Dardenne.
O filme fala de emprego, e claro do seu contraponto : o desemprego . Situação essa que Sandra ( Marion Cotillard) sabe muito bem , pois por causa de um afastamento devido a uma depressão , colocou-se em cheque o seu posto no serviço em troca de um bônus de 1000euros para os outros funcionários.
Em votação , ficou decidido então que os funcionários ganhassem esse bônus e ela seria colocada à disposição .
Mas, sua amiga Juliette (Catherine Salée ) , percebendo a artimanha e persuasão usada por um dos companheiros do trabalho incitando aos outros o voto favorável ao bônus, tenta convencer Sandra que fale com o diretor e peça uma nova votação na segunda - feira próxima.
Sandra, que adora seus remédios , e os toma para não chorar , consegue ir até o diretor , Mr Dumont ( Baptiste Sornin ) e pedir uma nova votação .
Agora , ela tem o final de semana, 2 dias , para convencer os colegas de trabalho a votarem a seu favor na segunda feira e reverter o seu processo de demissão .
Para isso , conta com a ajuda de seu marido Manu (Fabrizio Rongione ), seus filhos, Juliette e mais um colega que estão a seu favor .
Com muito esforço, já que sente ainda as marcas da depressão , Sandra começa a visitar de casa em casa seus colegas de trabalho e apresenta sua defesa.
Não é fácil para pessoas que não têm uma boa renda abrir mão de um bônus de 1000 euros .
E é isso que Sandra encontra na maioria das vezes em que procura seus colegas de trabalho , UM NÃO!
Chega o dia da votação , na segunda feira e Sandra finalmente terá o seu veredito final, talvez até muito maior que o que ela espera, que seria a volta ao trabalho ...
Filme interessante, com uma boa temática para reflexão .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Deux Jours , Une Nuit "- Jean Pierre Dardenne e Luc Dardenne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário