Assisti ao filme "Serra Pelada " do diretor Heitor Dhalia , que mostra um pedacinho da história do Brasil , especificamente do Pará , na busca pelo dinheiro , ou melhor, pelo ouro .
O filme conta com Juliano Cazarré ( Juliano ) e Joaquim (Júlio Andrade ), que saem do Rio de Janeiro em busca de voltarem ricos .
O destino : Serra Pelada !
Os dois começam timidamente nos negócios , por baixo mesmo, mas é Juliano que se destaca e vai subindo de posto , a trancos e barrancos .
O ganho de algumas pedrinhas, e a bufunfa nas mãos faz com que Juliano e Joaquim acabem se tornando patrões , comandando uma boa parte dos barrancos .
Faz também que esse poder suba a cabeça de Juliano, que por pouca bobeira, mata mesmo a quem quer que seja : as Marias ( Bichas ) e até mesmo o cafetão e amante Carvalho ( Matheus Nachtergaele) de sua amada Tereza ( Sophie Charlotte ).
Agora com o caminho livre, já que Carvalho era o principal dono dos barrancos na mina de Ouro , Juliano quer mais e se envolve também com o tráfico de drogas .
Interessante mostrar como mesmo nesse negócio o governo não ficava sem tirar o seu , como a implantação de uma caixa econômica que pegava uma porcentagem na troca do ouro pelo dindim.
Surge mais um grandão do pedaço Lindo Rico( Wagner Moura ) , que também mata por pouco , arruma desordens e até inimizades que desfaçam uma sociedade.
Fez isso com Juliano e Joaquim , fazendo com que o comparsa de Juliano passasse maus bocados , já que não aguentava mais ficar ali e queria a todo preço voltar para o Rio de Janeiro para sua mulher e filha .
Trapaça , assassinatos , bebida, droga, prostituição masculina e feminina , tráfico , armas , tudo existia lá dentro além do OURO .
No final , Joaquim consegue voltar para sua casa , tem uma recompensa e as coisas no Pará ainda rendem tiros ...
Valeu a pena !
Recomendo !
"Serra Pelada" - Heitor Dhalia
Nenhum comentário:
Postar um comentário