Não preciso nem de apresentação , pois se trata de um clássico que todos conhecem , e foi assim que assisti ao filme " Donnie Darko " , filme de Richard Kelly , que traz uma série de questionamentos e também de muitas dúvidas para quem o assiste quanto ao seu entendimento.
Donnie ( Jake Gyllenhall ) é um jovem bem inserido em suas opiniões , que tem sintomas de esquizofrenia , que de repente , passa a ter a companhia de um coelho gigante , onde o mesmo tem um grande poder sobre seus atos, principalmente os mais importantes .
O coelho Frank ( James Duval )está o tempo todo colocando Donnie questões que o levam a pensar e refletir sobre o fim do mundo .
Turbina e partes de avião caindo sobre a casa de Donnie . Como explicar ?
O dia a dia de Donnie na escola , onde também é considerado diferente por causa de suas intervenções duras e bem posicionadas referentes às coisas da vida .
O relacionamento de Donnie com os colegas , bem superficial , se aproximando apenas de uma amiga Gretchen Ross ( Jena Malone ) .
O interesse dele por assuntos sobre a vida , o espaço , a morte , a transposição de um lado para o outro , encontra no professor de sua escola algo simbiótico , porém , perigoso .
A velhinha ,Roberta Sparrow ( Patience Cleveland ) que sempre é vista como uma louca , pois a todo instante sai à rua e vai à caixa de correio ver se tem alguma correspondência para ela , é a autora do livro revelador " Filosofia da Viagem do Tempo " que Donnie pega emprestado de seu professor Kenneth ( Noah Wyle ) .
E a psicoterapeuta , qual a influência na vida de Donnie ?
As irmãs de Donnie , seus pais , têm consciência da vida doentia de Donnie ?
Outro assunto visto no filme é o bullying que a jovem chinesa Cherita Chen ( Jolene Purdy )sofre em sua escola , e isso já nos anos 80.
A professora cristã e moralista , a equipe de alunos protegidos por ela , os outros professores, como a de letras ( Drew Barrymore ) com visões diferentes , os símbolos apresentados pelo diretor ...
Com relação à esquizofrenia de Donnie, ela o deixa sempre com medo , com alucinações , fazendo com que ele tenha dúvidas de quando está em crise ou quando vive a realidade .
Muito boa a cena em que a professora pede aos alunos , através da leitura de cartões com parábolas da vida que eles se coloquem perante ao tema entre o MEDO e o AMOR , que segundo ela são as duas vertentes limítrofes da vida , o que discorda totalmente o jovem Donnie .
A trilha sonora é show , e vale a pena ouvir aqueles hits dos anos 80, mesmo ainda em 2013 .
E não tem como você não ficar pensando no filme após assisti-lo, comentar com seus amigos, discutir alguns dos temas apresentados ...
Show !!!
Valeu a pena !
Eu recomendo !
"Donnie Darko" - Richard Kelly
Nenhum comentário:
Postar um comentário