Assisti ao filme " Fausto " , de Aleksandr Sokurov , baseado na obra de "Goethe " , onde Fausto ( Johannes Zeiler ) , médico e conhecedor das ciências , desiludido com a vida por não desvendar a alma humana ,pobre , miserável e faminto , faz um pacto com Mefistófeles ( Anton Adasinsky ) , um protótipo de homem , horrendo, cheio de deformidades , nojento , que quer de todas as maneiras seduzir o pobre médico , pela busca do poder .
Toda essa situação é brilhantemente conduzida pela escuridão, por becos estreitos , dissecção de cadáveres , tabernas , mostrando o ambiente sórdido e putanesco vivido tanto pelo doutor como pelo "diabo " .
Isso , só se transforma em uma luz , quando Fausto conhece Margarete ( Isolda Dychauk ) e projeta nela uma saída para as suas insatisfações .
O filme é bem denso e difícil de ser compreendido , mas , assim como é difícil também a identidade de um homem , que perante a miséria e a fome de seu tempo , mesmo com seus conhecimentos , acaba se perdendo na escuridão .
É um filme para ser visto e revisto , pois tem uma fotografia e visual bem exuberante , assim como uma representação ímpar de Anton Adasinsky como o diabo Mefistófeles .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
PS : Destaque para a cena em que Mefistófeles entra nú em uma termas cheia de mulheres e exibe o seu corpo todo deformado .
"Fausto " - Aleksandr Sokurov
Nenhum comentário:
Postar um comentário