Dirigido pelo Francês Allain Resnais , " Medos Privados Em Lugares Públicos " , é outro filme para poucos , para aqueles capazes de suportar o silêncio das cenas, o diálogo fechado apenas entre dois ou três personagens no máximo e quase nenhuma ação . E claro , muita sensibilidade e um pouco de tolerância pelo tom melancólico adotado , para curtir de verdade a mensagem do diretor , e entender o porquê que o filme ficou tanto tempo em cartaz ( 3 anos em uma sala de cinema de São Paulo ) , sendo indicado por alguns profissionais , cinéfilos e outros .
O filme tem a cidade dos apaixonados ( Paris ) como pano de fundo , mas , nem mesmo ela, esquentará e dará a eles o calor humano que tanto necessitam .
É uma Paris com muita neve o tempo todo , do começo ao fim do filme , tanto na imobiliária, como nos apartamentos , casas , hotéis, ruas , bares e restaurantes retratados .
São várias histórias entrelaçadas , quase todas malfadas em uma solidão avassaladora , em casos que não deram certo , e que se cruzam em algum momento por algum motivo .
Thierry ( André Dussolier ) é corretor de imóveis e trabalha junto com Charlotte ( Sabine Azéma ) , que também trabalha de enfermeira à noite na casa de Lionel ( Pierre Arditi) , um barman de um hotel muito frequentado por Dan (Lambert Wilson ) casado com Nicole ( Laura Morante ).
Nicole procura por um outro imóvel e pedi ajuda a Thierry , visitando vários apartamentos junto com seu marido Dan, que no momento está desempregado , fazendo com que o casamento não ande muito bem .
Além disso , Dan tem saído às noites, frequentando o hotel onde Lionel é barman e voltado embriagado , o que piora sua situação com Nicole .
Charlotte empresta algumas fitas cassetes para Thierry sobre assuntos religiosos, que quando vai assisti-las tem uma surpresa .
Thierry tem uma irmã que mora com ele , Gaelle ( Isabel Carré ) , que também sai com frequência às noites à busca de alguém .
Num dia qualquer Gaelle surpreende Thierry vendo essas fitas e o repreende . Thierry acaba confundindo o conteúdo delas e quase estraga sua amizade com Charlotte , que é muito católica e devota a Deus .
Charlotte , que trabalha na casa de Lionel , cuidando de seu pai, que é acamado , faz de tudo , para que a vida tenha dias melhores , e está sempre com a bíblia nas mãos , pedindo um auxílio .
O casamento de Nicole e Dan parece que não se sustenta mais e Dan muda-se para o hotel onde Lionel trabalha , conhecendo assim uma nova mulher, Gaelle ...
Na casa de Thierry , há um grande quadro de seu pai na parede , com um olha bem censurador que sempre incomoda , o que nos dá a sensação dos medos e da repressão que ele sempre teve em sua vida .
A neve continua caindo na Paris sempre cinza , as pessoas continuam solitárias , e Allain Resnais nos deixa mais uma obra prima .
Valeu a pena !
Eu recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário