A obra " As Meninas " de 1656 , quadro de óleo sobre tela de 318x276 cm , exposta no Museu do Prado , Madri , é até hoje alvo de especulações de críticos e historiadores da arte .Um dos motivos está em sua intrincada composição , capaz de transportar o espectador para dentro do quadro .
Velázquez, nascido em Sevilha, iniciou seus estudos aos 10 anos , foi aprendiz de Francisco Pacheco, pintor Maneirista , importante teórico da arte, com cuja filha, Juana, se casou em 1617. Por influência do sogro , integrou-se a corte real e em Madri, conquistou rapidamente a confiança do rei Filipe 4º , o que lhe conferiu liberdade para expressar- se .
No centro da cena, a princesa Margarida , ladeada por damas de companhia , parece capturar o olhar daqueles que posam para Velázquez. O pintor retratou-se na tela inclinado ligeiramente para melhor observar seus modelos. No canto direito, bufões, anões, um cachorro e dois sóbrios personagens- todos típicos da corte. No fundo, um homem abre uma porta ,inundando de luz o último plano. Não fossem esse feixe luminoso e o pequeno espelho disposto , entre vários quadros, atrás do pintor , não se saberia a identidade daqueles que aparentam ser os verdadeiros objetos da atenção do artista. A luz e o reflexo no espelho denunciam a presença do próprio rei Filipe 4º e de sua mulher, a rainha Mariana . A propósito desse jogo labiríntico proposto por pinceladas ágeis , o filósofo francês Michel Foucault perguntou :
" Somos vistos ou vemos ? ".
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