Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de junho de 2019

"VaiVém" OU Exposição no CCBB-SP




Fui conferir a exposição " Vaivém" no CCBB, que tem a curadoria de Raphael Fonseca e tem o objetivo de mostrar as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade brasileira.

Ficou diferente para mim, perceber e entender o real significado de deitar em uma rede.


Não é só deitar naquela estrutura mole, de pano, tecido, ou outra composição e ter aquele vaivém característico. Existe toda uma história por trás desse deitar e desse movimento.

História essa que vai desde o descobrimento de nossas origens, com os ameríndios, passando por cada povo  e cultura e em cada região e estado do Brasil, com uma característica peculiar de cada um deles.


Me lembro delas em peças de teatro, onde no nordeste, os corpos eram levados dentro delas ...


A exposição traz mais de 300 obras, de 140 artistas, incluindo os indígenas.


Aliás, a obra mais interessante delas está no cofre do CCBB, aquele espaço lá embaixo que sempre nos traz uma intervenção .

Lá estão instaladas redes pretas em forma de cachos, com uma luz escura, sem som, sem movimento, traduzindo os índios que foram assassinados de forma arbitrária em algum dia e em alguma parte de nosso país.


O educador me disse que muita gente tem medo de entrar , não quer ver a instalação.

Voltando às redes, você vai poder observá-la em todos os andares do CCBB, de todas as cores e tamanhos e disposições .


Valeu a pena!

Eu recomendo !


PS: Você pode experimentar a deitar em algumas delas no piso térreo e tirar uma foto da exposição .

Nenhum comentário:

Postar um comentário