Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de junho de 2019

"Aeroplanos" OU Peça de Carlos Gorostiza no Teatro Eva Herz



Comecei a minha semana teatral em São Paulo assistindo à peça " Aeroplanos " de Carlos Gorostiza, com um texto traduzido para o português e mostrada no mundo inteiro.

Em cartaz desde 2017, Aeroplanos tem um texto simples, traduzido por Antônio Petrin , fácil e popular, o que atrai de certa forma o público para assisti-la.


O título em princípio nos remete a uma banda, El Aeroplano, que tem uma valsa belíssima, adorada por um dos personagens em cena.

Depois, vamos também observar, que o final dos dois personagens será também em pegar um aeroplano ou avião e partirem para a felicidade ...


O espetáculo começa na casa de Chico ( Antônio Petrin) um velho já bem marcado pela vida ex jogador de futebol e viúvo, que tem suas manias e rabujentices, e que costumeiramente recebe a visita de um grande amigo seu, também ex jogador de futebol e também viúvo Cristo ( Roberto Arduin).

Assim, a amizade dos dois é o mote da peça . Eles discutem, contradizem um ao outro, mas, se adoram, e mesmo com algumas diferenças Cristo está lá todos os dias para ver como está o amigo , que aliás, aguarda um resultado de exame definitivo, que lhe dirá o futuro de sua saúde.

O problema é que Chico não foi buscar o exame, ou se foi não quer ver o resultado, para que não estrague sua felicidade em viver. Mas Cristo quer saber o resultado, está preocupado com o amigo.


Nesse ínterim, os dois relembram fatos do passado, dos campos de futebol, histórias, e também falam de suas mulheres.

Nesse papo, rola até confissão de traição de um deles, fato esse surpreso, pois se achava isso impossível vindo de quem veio.

Outro assunto discutido é o abandono da família com o idoso, fato esse que será solucionado com uma viagem surpresa para ambos .

Chico tem um neto, que tem uma banda e está de viagem marcada para o exterior para uns shows.


Assim, ele atende o telefone e dá os recados para o neto perfeitamente. Falando em telefone, não é que o ator não errou sequer uma vez o ato de ligar para atender e desligar quando acaba a conversa , o telefone. E olha que ele tem 80 anos. ( que beleza, que inveja boa ).

O café também faz parte da cena, e da relação entre os amigos, que também jogam alguma coisa no tabuleiro.

Compondo o cenário, uma rede, fazendo menção ao passado futebolístico dos dois amigos e um retrato da esposa que faleceu, além de uma multi mesa, que vira até vitrola para colocar o disco do El Aeroplano e duas cadeiras, além de uma bateria e alguns instrumentos musicais.

Quiça tivéssemos sempre uma amizade assim como a de Chico e Cristo, acho que isso daria um prazer muito grande . Pena que não é assim que acontece...

Gostei muito da peça, e principalmente de ter conhecido o trabalho de Antonio Petrín e Roberto Arduin ( O Tio da Sukita) .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário