Powered By Blogger

terça-feira, 11 de junho de 2019

"Mississipi " OU O Mundo de Exclusão dos Moradores de Rua



Que peça é essa  " Mississipi" que faz com que você reflita sobre seus atos e olhares para com essas pessoas ?

Você sai de lá outra pessoa, espero que muito melhor que entrou ... É um soco no estÔmago !

Com texto de Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vazquez, direção de Rodolfo Garcia Vazquez e um elenco recheado de ótimos atores como : Ivam Cabral, Nicole Puzzi, Eduardo Chagas, Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Sabrina Denobile, Fabio Penna , Julia Bobrow, Robson Catalunha, Felipe Moretti, Marcia Dailyn, Ju Alonso, Junior Mazine e Ingrid Soares , a peça com 2 horas de duração tem um karaoke complementando toda a dramaticidade.


Mississipi( Ivan Cabral), é o nome de um dos moradores de rua, que por sinal, é meio que narrador de toda a história, que tenta abranger 3 décadas na praça Roosevelt e seus arredores : ( 1999, 2009 e 2019).

Ele tem esse nome, e queria , sonhava muito em conhecer o estado americano que lhe deu o nome, mas, o máximo que conseguiu, foi chegar até a Praça Roosevelt ( outro nome americano). Mississipi tem uma fala meio de gago, creio eu ser do personagem , apesar de não conhecê-lo como pessoa, o que dá uma dramaticidade ainda maior ao seu personagem .

Há o Raul ( Fábio Penna) , profissional bem sucedido, empresário, que sente prazer em perambular nas madrugadas da Roosevelt a procura de sexo, conversa, abraços e ombro amigo , coisa que não encontra em seu mundo real.

Raul acaba pagando por sua ousadia e de também se envolver com meninos mais novos ( Robson Catalunha)que tentam tirar proveito dele.

Princesa (Márcia Dailyn) e Vanglória( JuAlonso) também são moradoras de rua, e vivem sempre juntas. Vanglória, só fala de placas, e acha que elas são fundamentais para tudo o que ocorre. Ela fala que as pessoas não respeitam, não seguem as placas ...

Maresias ( Nicole Puzzi), uma atriz de TV depressiva e em baixa, é amiga delas, e discorre melancolicamente de sua vida sempre que as vê.

Tem o síndico de um prédio próximo à praça ( Gustavo Ferreira), que mais parece um pastor, com suas leis e regras do condomínio, junto com sua assistente, faz uma seleção natural e cerceia a todos no prédio , inclusive os moradores de rua que ficam na marquise. Outra função é a de olhar tudo o que acontece na praça, nas entrelinhas , gravando com si o submundo dos moradores.


Há aquele morador(Felipe Moretti) que pede uma moeda e sofre todo o preconceito e desprezo de quem passa por ali. Mesmo com os moradores de rua também não dá sorte , renegando o seu amor.

Tem aquela ( Ingrid Soares) que se droga o dia todo e se prostitui por qualquer coisa , comum também entre os moradores de rua .

A tresloucada, que parece que vai explodir de loucura ( Julia Bobrow) tem também uma atuação muito marcante.

Não dá para deixar de falar da linda mulher, alta e desmedida (Sabrina Denobile), que com seu copo de whisky e sua voz pura e penetrante dá o tom na peça .

Outro que chama atenção com suas caras e bocas e interpretação impecável como um morador de rua assumido, é Eduardo Chagas , simplesmente fantástico !

Há também aqueles designados para limpar os diferentes das ruas e da sociedade psicopata e conservadora . (Henrique Mello e Junior Mazine).

Tudo isso, acompanhado com canções em sua maioria de Odair José, Vanusa que a plateia pode cantar junto com o elenco através de um telão, como se fora um karaokê.

Enfim, a peça fala de moradores de rua, dos excluídos, daqueles que têm que se humilhar para um prato de comida, daqueles que passam frio no inverno, daqueles que morrem nas ruas, pelo simples fato de serem mendigos, daqueles que morrem por não terem uma vida digna e igual aos outros homens...

É um soco no estômago !!!

Poderoso, animal, visceral ...

Pra todos assistirem a essa peça !

Imperdível!

Valeu a pena!

Eu recomendo !











Nenhum comentário:

Postar um comentário