Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de junho de 2019

"Tarsila do Amaral" OU Exposição no MASP



Fui conferir a exposição que tem filas enormes no MASP, onde Tarsila do Amaral é a personagem principal.

"Sou profundamente brasileira e vou estudar o gosto e a arte dos nossos caipiras" , palavras de quem foi a musa do modernismo brasileiro.


Tarsila, que estava no exterior , chegou ao Brasil 4 meses após a Semana de Arte Moderna, mas, mesmo assim, se juntou aos amigos Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Oswald de Andrade  e Mário de Andrade, para formar o "Grupo dos Cinco", que agitou a arte no Brasil.

Tarsila coloca os temas brasileiros em sua tela, mesmo com o boom da escola europeia, fazendo assim, com tons fortes, um jeito para falar do seu país, sendo um marco na imagética nacional, onde a arte brasileira caminhou para encontrar uma luz própria.


Tarsila que se casou na época com Oswald de Andrade, falava francês, inglês, catalão e italiano, além do alemão. Tocava piano e adorava música clássica, além de se vestir com os melhores costureiros da época.

Quando chegava em uma recepção, parava o trânsito , tamanha era sua formosura. Apresentou a caipirinha para os franceses e de forma o geral, o Brasil para o mundo .


Como obras principais da exposição, claro, temos o Abaporu, o Manteau Rouge , Carnaval em Madureira, O Mamoeiro, Cartão Postal, Floresta e muitos outros.


O que chamou interessante, foi a curadoria ter colocado na mesma sala, quadros com auto retratos dela e de Oswald, Mário de Andrade e também de uma Negra, no quadro " A Negra", fazendo esse contraponto e deixando todos na mesma posição .


Também interessante, foi que na sala onde está exposto o Abaporu, nota-se bem ao lado e com grande destaque a tela : O Batismo de Macunaíma.

Me intriga muito sua tela  " Operários", pois queria saber quais os rostos conhecidos ali. Me vem à cabeça apenas Oswald de Andrade e os outros ?


Há também a tela " O Pescador", onde veio do Museu Heritage em São Petesburgo direto para a exposição .

Mas, a tela que mais eu gosto é " 2ª Classe" , que parece-me retratar mais caracteristicamente o nosso povo.


Destaque também para a tela " Composição", de 1930, fase em que Tarsila já havia separado de Oswald e se encontrava sozinha .

Enfim, a exposição é uma das maiores já vista da artista. É imperdível, todos têm que ver .


Valeu a pena!

Eu recomendo ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário