Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

" Lola e o Mar " OU Chega de Pudores !


 Assisti ao belo filme franco belga " Lola e o Mar " de Laurent Micheli, que está disponível na FILMICCA, e que traz a trans Lola ( Mya Bollaers), 18 anos, morando com um amigo em um lar.

Lá, ela tem suas dificuldades financeiras, está passando por transição, usando hormônios e tem sua cirurgia programada para daqui há um tempo.

A sua sustentadora moral e até financeira e' a sua mãe que continuou a morar com o pai Philippe ( Benoit Magimel), que é homofóbico e o expulsou de casa por não aguentar mais a exposição que o filho trazia para a família. Philippe tinha um comércio na cidade. 

Acontece que a mãe de Lola faleceu e ela perde o seu chão. Vai para o seu velório, e chega atrasada, culpando o pai que segundo ela lhe passou o horário errado para não ve-la.

Agora, Lola fica um tempo ali, e briga com o pai o tempo todo, que não aceita que ela seja transexual.

Eles, juntos terão que levar as cinzas da mãe aonde ela gostaria de serem jogadas: Na casa na costa da Bélgica onde passavam as férias na infância de Lola.

E eles vão, trocando farpas a viagem toda, escutando a playlist da mãe em um antigo aparelho tocador, e têm até alguns bons momentos.

Philippe encontrou um envelope com um bom dinheiro que sua esposa guardava e era exatamente para dar a Lola para ela fazer a cirurgia de redesignação, mas como ele não entende nada do assunto, guardou para si até entender.

E os dois vão tendo essa conversa, e menos aceitação ainda, até que fatos acontecem até a casa de praia, e finalmente Philippe se convence que não pode mudar o caminho de Lola.

Ao som de Culture Club, Tracy Chapman e " Bird Guhl " de Antony and the Johnsons, é um bom filme para se assistir na FILMICCA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário