Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

" Homebound " OU Vislumbres Epifânicos


E vamos ao grande filme que representará a Índia na tentativa de levar uma estatueta no Oscar 2026 como Melhor Filme Estrangeiro.

Trata-se de " Homebound" dirigido por Neeraj Ghaywan, onde a história se passa no norte da Índia, com dois jovens, Shoaib Ali ( Ishaan Khatter) e Chandan Kumar( Vishal Jethwa) são amigos de infância que moram em um vilarejo bem pobre e que acreditam que o emprego de agente de polícia pode dar uma melhor condição financeira para as suas famílias, além de uma situação moral mais aceitável.


Acontece que esse concurso tem 3500 vagas na polícia, para as quais houve dois milhões e meio de candidatos. Todos na estação de trem esperando para ir prestarem a prova na cidade. Só isso já é uma seleção.

Outro problema: A corrupção e a não credibilidade dos concursos públicos na Índia, que fazem com que os resultados demorem um ano para serem lançados, e que mesmo assim depois também há um tempo para se efetivar no cargo conseguido por concurso. Lamentável. 

Enquanto isso, a família de Shoaib, que é muçulmana passa dificuldades porque o seu pai está com um problema no joelho e não consegue mais trabalhar. Ele tem que fazer uma cirurgia e custa caro colocar uma prótese.


Shoaib faz alguns bicos em escritórios, mas sofre com o preconceito e humilhação por ser de casta inferior.

Na casa de Chandan é a mesma coisa, eles não conseguem atingir um salário no mês para a subsistência , já que Chandan não trabalha, e agora espera pelo resultado do concurso e faz faculdade pública.

Chandan conhce a bonita  Sudha (Janhvi Kapoor) no dia do concurso, que o incentiva a fazer faculdade, o ajuda e além disso tem uma quedinha por ele.


O tempo passa, e a situação fica feia para as duas famílias, o que faz com que Chandan tenha que abandonar tudo e ir para a região trabalhar como mão de obra pesada para receber um salário e mandar para a família que pretende construir uma casa.

Shoaib acaba fazendo o mesmo por causa do problema do pai e os dois se encontram após um período de afastamento por ciúmes no processo de aprovação do concurso.

Só que quando tudo caminhava bem, vem a covid-19 e para tudo lá também e as empresas fecham. Os meninos terão que ficar lá ou retornarem para casa.

Mais um drama.

O filme traz as desigualdades e diferentes castas indianas e como isso reflete na sociedade e na cabeça das pessoas.

As dificuldades financeiras, sociais, de emprego, e o como deve ser difícil enfrentar uma multidão para entrar em um concurso público.

Ótimo filme na Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário