Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2020

"Mussum- Um Filme do Cacildis" OU Um Negro Bem Sucedido na Televisão



Assisti ao documentário "Mussum- Um Filme do Cacildis", com a direção de Susanna Lira, que conta um pouco da trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994), desde a sua participação como vocalista no conjunto " Os Originais do Samba " até a sua excelente participação no " Os Trapalhões ", junto com Renato Aragão, Dedé Santana e Zacharias .

Mostra fotos e depoimentos de sua família. Sua relação com Dona malvina, sua mãe, o cuidado que tinha com os filhos, principalmente no quesito da escola, a espontaneidade fácil tanto dentro e fora da TV, o grande músico que foi, suas amizades, e por que não , sua forma de fazer ativismo contra o racismo, usando o humor.

Com várias cenas mostradas do programa Os Trapalhões, que começou na Tv Tupi e depois foi para a Globo, a gente percebe, inúmeras brincadeiras e chacotas com relação ao fato dele ser negro, e com certeza, hoje, nada disso veríamos em um programa humorístico. A cor dele era o motivo da piada e isso se perdurou por todo o tempo em que fez parte do grupo.

Assim, o filme se divide na fase do Mussum músico e tocador de reco reco dos Originais do Samba e depois como comediante nos Trapalhões .

A narração em off é de Lázaro Ramos, e podemos recordar que Mussum inventou aqueles finais de frases em " is " , como cacildis, amarelis, cachaçis e outras e também a gíria " mé " , que significava cachaça .

Morreu com apenas 53 anos, tinha uma miocardiopatia dilatada .Hoje, é cultuado no meio pop como estampa em várias camisetas, rótulos de cerveja e mais . Foi realmente um negro de sucesso, que brilhou na televisão e na música e que merece nosso respeito e homenagem no mês da Consciência negra .

Valeu Mussum !




Nenhum comentário:

Postar um comentário