Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2020

"A Última Abolição " OU Documentário Globoplay


Assisti ao documentário  "A Última Abolição ", com a direção de Alice Gomez, que está disponível na Globoplay, para entendermos um pouco mais sobre a história do nosso país.

O elenco é formado pela grande maioria de professores de história, sociologia, historiadores, e nos dão uma ampla visão daquele período.

Temos a triste marca de ser o último país ocidental a abolir a escravatura, em 13 de maio de 1888.

Fala - se sobre outros países nessa luta, dos movimentos abolicionistas, da resistência dos escravos, de pequenas greves que ocorreram já naquela época, das mulheres negras na resistência, do assassinato de milhares de negros vindos da África, comparando o fato ao também massacre , o Holocausto de Hitler, as discussões da elite, os senhores de engenho que ficaram desnorteados com o fato de perderem seus negros, as leis criadas após a abolição para cercear a vida do negro, levando -o à prisão .

Muitos dizem que os negros estão sendo escravizados até hoje. A falta de educação, direitos, oportunidades, trabalho, lazer que o negro ficou sem ter durante todos esses anos, cursando porque não em um atraso nessa continuidade da raça .

Muito interessante todos os depoimentos, acho obrigatório assistirem, para terem uma noção do que foi a abolição e o papel nem tão importante assim de Princesa Isabel na Lei Áurea. O papel de abolicionistas como Luis Gama, José do Patrocínio, Rui Barbosa e outros . Os quilombos e uma analogia com os dias de hoje nas favelas .

O documentário traz também várias ilustrações muito bem reproduzidas da época, com várias negras, negros, frases ditas pelos abolicionistas e outros, nomes importantes . Muito rico o material .

Valeu !

Recomendo !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário