Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

"Yonlu" OU Melancólico, Depressivo ...





Confesso que esperava mais, porém, lendo uma crítica sobre o filme " Yonlu" de Hique Montanari, percebi que se tratava de um filme para adolescentes.


Não conhecia a história desse garoto de 16 anos, de Porto Alegre, que se suicidou principalmente e através de um fórum que mantinha na internet sobre o tema.




Me parece que foi ao vivo, com monóxido de carbono, enfim ... Trata-se de Vinicius Gageiro marques, com o pseudônimo de Yonlu, interpretado por Thalles Cabral.


O filme inteiro se dá praticamente no quarto do garoto, com os instrumentos musicais, microfone, já que ele produzia suas próprias músicas e as gravava. Todas em inglês. Fez questão de deixar um bilhete dizendo que todas estariam salvas em seu computador, após a sua morte.


O menino, de olhar sempre triste, não se relacionava com os pais, ia à escola, mas, o seu mundo era o seu quarto, o seu computador, as redes sociais, a música.




Tinha até uma garota como inspiração, mas, não correspondida essa atração por ela.


O seu terapeuta ( Nelson Diniz), dá diversos depoimentos, alertando sobre o perigo da internet na questão do suicídio, e se diz assustado com o fato, que aconteceu ao vivo, e poderia ter sido evitado.




Yonlu era determinado. Tanto na música, quanto no seu objetivo de suicidar-se.


O filme não deixa de ser diferente, no aspecto de não ter muitos personagens. Ele fala sozinho pra si e para os outros como se todos estivessem presentes. Nem a voz dos pais você não ouve nas cenas. Não vê o professor, os colegas de classe...




Podemos ver alguns espectros de adolescentes, que me parecem serem aqueles da internet . Vilões ?




As músicas ? São simples em suas letras, tristes, mas, agradáveis em se  ouvir.




Valeu a pena !




Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário