Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

"Cinema,Aspirinas e Urubus" OU Um Clássico Nacional



Fazia tempo queria assistir a "Cinema Aspirinas e Urubus " de Marcelo Gomes, mas, sempre começava e parava, talvez pela aridez do sertão pernambucano que era tão grande que chegava a ultrapassar a tela, chegando a mim, de tanta seca, calor ...


Mas, voltando ao filme, ou a esse road movie, que na época de 1942, tem fugindo da Alemanha e da Guerra, Johann ( Peter Ketnath), um alemão que viaja com seu caminhão para o sertão vendendo aspirina, uma novidade no Brasil, o remédio que acaba com a dor de cabeça e outras doenças.


Para isso, ele passava filme de graça para o povo e nesse tinha o comercial do seu produto. Pronto! era tiro e queda para suas vendas.

Numa dessas paradas, conhece Ranulpho ( João Miguel),um sertanejo, que cansado da vida por ali, quer tentar a sorte grande na capital Recife .


Os dois meio que sorrateiramente , começam nos seus dois mundos, a se conhecerem, mas, aos poucos vão construindo uma verdadeira amizade.

Ranulpho, apesar de ser do sertão, é esperto e tem sempre uma resposta para o alemão do primeiro mundo .


Johann, quer é conhecer mais e mais o Brasil e sonha ficar por aqui, já que não concorda com a guerra.

O episódio da picada da cobra fortalece a amizade dos dois , mas, os caminhos distintos da guerra , podem fazer com que essa amizade seja terminada, já que os alemães não seriam pessoas grata no Brasil.

Como fica então esse vínculo ?  O que um proporcionará ao outro sendo que o mundo grita diferente.


Ótima fotografia, ótimo filme, e ótima atuação de João Miguel ( sou fã desse ator).

Adorava quando via só o carro do alemão na estrada comendo poeira ...

Valeu a pena!


Filme nacional obrigatório de se ver !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário