Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

"Ex-Pajé" OU Ótimo Filme sobre os Índios Pater Saruí






Assisti ao documentário " Ex- Paje" do diretor Luiz Bolognesi , que conta um pouco sobre a história e o modo de vida dos índios Pater Saruí.


Eles são habitantes da terra indígena Sete de Setembro, em Rondônia.




Perpera, o ex- pajé , deixou de ser pajé pelo fato de os brancos ( o pastor evangélico) afirmarem que eles seriam o demônio ( xamanismo).


Perpera, assim, entrou para a igreja evangélica, meio que a contra gosto, mas, vestiu roupa de branco e abria a igreja aos fiéis, e ficava na porta, olhando para o exterior .




Perpera conhece tudo sobre os espíritos da floresta, como vivem e reagem aos seus chamados.




É impressionante como vivem os índios, seus costumes, língua, tradições e histórias.
Tem até trabalhos internacionais, que contam a sua história para o mundo todo conhecer .




Tem a história da cobra , que no caso picou uma mulher, ficou internada, e todos da família não podiam comer nada de comida de branco enquanto ela não melhorasse.




O documentário mostra o uso das flechas, a colheita de batata, mandioca na floresta ; os grãos , que depois ensacam e vendem , a pintura do corpo , as ocas ...




Gostei muito do que assisti e recomendo a todos a aprenderem um pouco mais sobre esse povo que está aqui bem antes da gente.






O longa também retrata a vigília que os índios fazem para que a floresta não seja desmatada e depois, com a ajuda das redes sociais, a notificação dessa injúria.


Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário