Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

"A Partida Final" OU Cuidados Paliativos a Pacientes Terminais





Assisti ao curta- documentário que foi indicado ao Oscar 2019 e que foi produzido pela Netflix.


O filme, dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, é  " A Partida Final", que tem o Centro Médico de São Francisco como seu ponto de locação e documentação.




O assunto é a morte chegando aos pacientes terminais com câncer e a dignidade dos seus últimos dias .


Isso é feito por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiras, assistentes sociais, com a participação total do paciente e seus familiares, para o entendimento de todo o processo.


O paciente tem o entendimento e a total participação na realização de todos os exames e tratamentos, decidindo sobre os seus dias ...




O filme mostra alguns casos como o de Mitra, uma iraniana, forte, lutando contra o seu câncer e seu marido, mãe, filho pequeno e irmã que viria da Suíça para visita-la . Era o caso mais complicado, havia muita negação e ainda a esperança de que alguma medicação salvaria a mulher. Um milagre de Deus !


Tem o caso do Sr Bruce, um asiático, que já está no Zen Hospice, que é um lugar onde o paciente é visto como um todo, liderado pelo médico B.J.Miller que teve uma descarga elétrica no passado, perdendo as duas pernas e um braço, e que agora, cuida dignamente desses doentes.




Todos sabem que quando estão nesse local, poucos dias lhe restam ...




Enfim, um filme bem tocante, um assunto difícil e complicado, que grande parte das famílias passam ou vão passar.




Uma equipe como essa que seria fundamental em todo serviço de oncologia para dar esse suporte ao paciente e sua família nesse momento de dor ...




Que muitas mais clínicas e serviços como esse sejam abertos no mundo inteiro.




Valeu !


Eu recomendo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário