Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

"Absorvendo O Tabu" OU Vencedor do Oscar 2019 de Melhor Curta Metragem Documentário


Que delícia, inacreditável um filme que fala de menstruação ganhar um oscar ! Essa foi a fala da diretora Rayka Zehtabchi, quando subiu ao palco do teatro para receber o prêmio.

O curta, que foi financiado e produzido pela ONG The Pad Project , a mesma que comprou a máquina de fabricar absorventes femininos, conta como um país patriarcal e cheio de amarras culturais como a Índia enxerga e fala sobre a menstruação.

Não fala ! essa é a principal conclusão a que chegamos, principalmente no começo do filme, onde as próprias mulheres riam, acham graça, ficam envergonhadas, escondem o rosto com o véu e dizem outras definições que não a real sobre menstruação.

É um tema escondido, não se fala disso lá. Os homens quando questionados, também respondem outra coisa, fingem que não sabem, que não é com eles.


Aos poucos, a saberem que está sendo produzido em um fundo de quintal, absorventes femininos de baixo custo e que através desse projeto, várias mulheres na Índia poderiam se beneficiar, as mulheres começam a chegar pouco a pouco para entender como funciona isso.


Assim, numa região paupérrima de Nova Delhi, uma máquina de fabricação de absorventes, que se chamará FLY, pode ser uma grande válvula para que mais e mais mulheres saem de seus casulos, ganhem seu dinheiro e começam a ter uma vida diferente da que estão acostumadas.


Divertido, mas, ao mesmo tempo triste, saber como o mundo ainda tem lugares tão ignorantes como na Índia.


Não sei como seria aqui no Brasil, em algumas cidades do interior do Nordeste ...

De qualquer forma, por ser um tema inusitado, levou uma estatueta para casa.



Vale a pena conferir, não esquecendo que é uma produção da Netflix...

Nenhum comentário:

Postar um comentário