Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

"A Morte e Vida de Marsha P. Johnson" OU Oh Povo Sofrido ...





Há muito tempo estava por ver esse filme na Netflix, mas, deixava passar . Dessa vez foi ele o escolhido.


O documentário "A Morte e Vida de Marsha P. Johnson" com a direção de David France, que traz a história da morte e um pouco da vida dessa grande ativista LGBT em Nova York, praticamente a primeira a se vestir de mulher e encarar a sociedade americana com porrada na cara, prisões injustas, preconceito e outras  mazelas mais, chegando à sua morte.




Dizem que foi suicídio, mas, todos sabem que não. Ela provavelmente foi assassinada . Por quem ?


O documentário traz a também ativista e trans Victória Cruz , que trabalha no comitê Anti violência e quer investigar a morte de Marsha antes de sua aposentadoria.




Não é fácil trazer à tona um acontecimento de julho de 1992, às margens do Hudson, de uma morte que foi praticamente arquivada pela polícia. Victória não conseguiu tirar muitas informações , nem o atestado de óbito, nada das autoridades.




Foi então atrás das pessoas que conviviam com Marsha para saber como foram os últimos dias antes de sua morte , quem a viu, o que ela fez, etc .


A pessoa que mais aparece no documentário é Sylvia Rivera, também ativista trans, e muito próxima a Marsha. Ela também era uma pessoa que lutava para que os trans fizessem parte do grupo Gay  e tivessem o reconhecimento.




Não foi fácil, ninguém respeitava , isso era uma abominação , e Sylvia se revoltava com essa não inclusão de pessoas iguais ao grupo.


Sylvia e Marsha fundaram a STAR, um tipo de ONG que acolhia trans de rua e todos os gays, tentando melhorar um pouco suas grandes dificuldades.




Todos gostavam de Marsha, que era conhecida no mundo inteiro por seu ativismo e pioneirismo, assim como de sua participação no caso Stonewall.


Então, o que aconteceu com ela ? Foram os garotos italianos ? Foi a Máfia ? A própria polícia ?




Quem matou Marsha P. Johnson ?




Valeu a pena !


Eu recomendo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário