Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

"MOFFIE" OU Sofrimento e Preconceito no País do Apartheid





Nossa, outro filmaço, " MOFFIE", do diretor Oliver Hermanus, que fala da podridão que é o exército sul africano, nos anos 80, na época do apartheid, que convocava a minoria branca para reinar e acabar com os negros na África do Sul.

Mas, não foi só injúria racial que vimos no filme, há um despropósito dos comandantes do exército sobre os jovens brancos alistados, que dá vontade de vomitar, aliás, acho que isso é comum em todos os países, eu mesmo senti isso quando me alistei em Brasília.



Somos tratados como lixo, vermes, mocinhas como eles repetem a todo momento, e aí de você mostrar fraqueza ou trejeitos femininos que te levam a suspeitar de uma possível homossexualidade.

Você está fora !



Nicholas Van der Swart ( Kai Luke Brummer), menino jovem, se alista para o exército, e é convocado. O pai fica orgulhoso, já que no passado, na infância de Nicholas, ele teve uma decepção, pois o filho, foi flagrado em um banheiro de um clube observando um rapaz tomando banho, e isso foi um escândalo na época.



Nicholas segue à risca tudo o que lhe é pedido, se esforça, não chama a atenção, mas, em certo momento, acaba tendo desejo por um colega de infantaria, Dylan Stasser ( Ryan de Villiers), que é rechaçado do comando por descobrirem que ele era homossexual.



Nicholas fica arrasado, mas, acaba o seu período e vai atrás do colega para um encontro e um sonho: Ver o mar !


Me dói muito ver esses jovens serem subestimados no exército, e acabo ficando com a impressão que alguns homens se alistam justamente para esconderem sua homossexualidade, pois seria um dos únicos postos que teriam essa posição forte e máscula na sociedade preconceituosa.



O pai de Nicholas, separado da mãe, era só orgulho vendo que o filho tinha concluído sua graduação e virado homem.



Não sei se Nicholas pensava assim, tanto é que queria ver o mar ...



Muito bom o filme, vale a pena conhecer esses sistemas autoritários e machistas e tirarem suas próprias conclusões.



Eu recomendo !

PS: MOFFIE é como eram chamados pejorativamente as bichinhas na África do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário