Powered By Blogger

terça-feira, 4 de agosto de 2020

"Free Solo" OU Sensacional ! Fortes Batidas ! Um dos Melhores Documentários que Assisti !



 Nunca pensei que fosse tão bom assim o documentário vencedor do Oscar 2019, "Free Solo", com as direções de Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhilyi.



Primeiramente, não conhecia essa categoria de alpinismo, e isso já foi um ganho extra para mim, segundo, que ver todo aquele paredão da natural, o " El Capo", em Yosemite, já vale também por tantos minutos ali próximo a ele, parte por parte, minuciosamente estudada e trabalhada por Alex Honnold, o nosso alpinista, protagonista e herói mundial no que faz.

Alex, tem 30 anos, e dá palestras no mundo inteiro, tem seus livros, sai regularmente em revistas em diversos idiomas, ou seja, é muito conhecido, é o Messi do Alpinismo.



Só que diferente, Alex, é bem reservado, e através de relatos mostrados da sua infância, não teve assim , digamos uma vida com muito amor em família, sempre foi um menino tímido, calado e assim permaneceu, até a separação dos pais e a morte um ano depois do seu pai.


Alex decidiu por esse caminho, comprou uma van, e fez dela seu dormitório e casa, para todas assuas aventuras e conquistas, escalou muitos lugares, e em diversos países.

Sempre com muita seriedade, objetividade e foco, dando muito valor aquilo que estava fazendo. Não tinha muitas namoradas, e nem amigos, o seu objetivo era escalar.



E o maior sonho era escalar o " El Capo", em Yosemite, um paredão de 975 m de altura, que nunca ninguém tinha conseguido através do free solo, que é escalar sem cordas.

No meio do caminho, conhece Sanni, que acaba sendo sua namorada, apesar de alguns percalços no meio do caminho em termos dos próprios objetivos de Alex, eles permaneceram juntos até o projeto final.



Esse projeto contaria com a gravação dessa escalada, que daria em um filme, que acabamos de assistir. Mas, isso teve um tempo, pois Alex se contundiu, caiu em um treino, e ficou um tempo com o tornozelo machucado. Numa tentativa , já em free solo, ele desistiu.

Passa-se um tempo, e chega o dia da loucura de escalar esse paredão gigante, mas, com as filmagens não tão invasivas, de longe, com drones, enfim, sem muita pressão em cima do esportista para que tivesse um mínimo de influencia em seu trabalho.



Você sobe com ele, passo a passo, e torce para que aqueles trechos que já sabemos que são cruciais, ele consiga superar. Seu coração dispara, quer que ele passe, que ele suba e chegue ao topo de mais uma conquista na vida de um grande vencedor.



Adorei o documentário, produzido pela National Geografic, e com certeza, assistirei mais desse formato. Esquecemos um pouco de nossa vida , dos problemas lá fora e focamos 100% na natureza, no homem, e na vitória .




Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário