Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de abril de 2018

"Santiago" OU Documentário Impecável de João Moreira Salles


Finalmente assisti ao documentário " Santiago" de João Moreira Salles, tão aclamado pela crítica como um daqueles filmes obrigatórios de todo cinéfilo e/ou apreciador da sétima arte.


O filme, quase todo em preto e branco, conta de forma narrativa e também por meio de entrevista, a história de Santiago, um homem já com uma idade avançada, que nasceu na Argentina , trabalhou para uma família abastada e depois veio para o Brasil, trabalhando por mais de 30 anos para a família de João Moreira Salles, na época, um menino que nada sabia ainda de cinema e da vida.


O documentário teve seu start em 1992, mas, João o deixou de lado , assumindo definitivamente o seu desejo de finalizar o filme , 13-14 anos depois , com um material de muitas horas de gravação e com um acervo bibliográfico deixado por Santiago pós seu falecimento de mais de 30 mil páginas de história, que ele editou por toda a sua vida.


Santiago, além de um ótimo empregado, dedicado, em que a família confiava todo o seu bom gosto em festas, reuniões, jantares, e visitas de celebridades na casa da Gávea, era também um admirador de reis, rainhas, nobres, famílias importantes, de toda a história mundial e pouco a pouco foi construindo o seu império em folhas datilografadas por ele e em ordem alfabética de toda essa gente que morreu .


Segundo ele tinha gente boa e gente muito ruim também e que ele conversava com essas pessoas no final de semana, já que morava em seu apartamento sozinho e esses eram os seus amigos inseparáveis, levando eles para uma volta no apartamento, um banho de sol e outras mais .


As histórias contadas por Santiago dessa gente toda já vale o filme de tanta informação. Achei super inusitada essa história , além de também contar com seus depoimentos com relação às pessoas importantes que conheceu na casa dos pais de Joãozinho, como dizia ele.

O documentário mostra também a casa onde morou João e o mordomo da família, assim como o apartamento de Santiago.


Mostra também como João em algumas das filmagens não esqueceu da relação patrão - empregado , sendo bem mal humorado e com um tom patriarcal  . ( se arrepende disso )

Pude observar também várias técnicas de filmagem , que João nos explica ali mesmo, dando uma aula de vários aspectos do cinema.


Me surpreendi com o filme, achei muito rico, gostei demais da história, e pensar como tem gente que tem umas ideias que a gente não pode nem imaginar. E como as pessoas podem por si só, chegarem a um grau de conhecimento vastíssimo. Deslumbrante !

Concordo com todas as listas que colocam o filme de João Moreira Salles como um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Valeu a pena!

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário