Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2018

"A Coleção Invisível" OU A Busca por Cícero Dias





Lendo um blog de cinema, me deparei com filmes que têm uma história em estrada, tipo um road movie, e vi a indicação do brasileiro " A Coleção Invisível" do diretor Bernard Attal.


O filme que  é baseado no conto de Stefan Zwig, tem como Salvador na parte inicial como fundo e depois Itajuípe, cidade do interior baiano.


A primeira parte, mostra Beto ( Vladimir Brichta), como o cara do som, aquele que tem seu furgão e faz locação de som para festas, bares, baladas e que vive na noite com os amigos .




Numa certa noite, após discussão com sua galera e com um pessoal de uma locação, seus amigos pegam o seu carro e o deixam à pé .


A sequencia não foi muito feliz para seus amigos, que pelo fato de estarem embriagados e doidões pelo uso da maconha, sofrem um acidente e pelo menos umas 4 mortes deixam um rastro muito triste no caminho de Beto.


Beto fica inconformado, com sentimento de culpa, se esconde , foge de tudo e escuta apenas sua mãe Dona Iolanda ( Conceição Senna), dona de um antiquário que não atravessa uma boa fase, indo quase à falência .




Ela sugere que o filho vá em busca de alguns artistas famosos para dar um incremento no negócio da família e indica Cícero Dias.


Com um livro de registros de compra e venda do pai, chegam a um comprador, um fazendeiro da região, que mexia com cacau , de nome Samir ( Walmor Chagas).


Beto, chama um taxista (Frank Menezes) para fazer essa viagem e leva-lo até a fazenda do poderoso fazendeiro colecionador de obras de arte.




Chegando lá, vê um senhor fragilizado, cego e quase falido , que mora com a esposa Clara (Clarisse Abujamra) e a filha Saada ( Ludmila Rosa).


A recepção não foi boa para o moço, pois a família da Samir não queria nenhuma aproximação, o expulsando até com um rifle.


O moço tenta e finalmente consegue um dia com o velho que vai sim lhe mostrar suas obras, suas gravuras, e no caso, Cícero Dias.




O dia parecia ser emocionante, mas, a apresentação das obras de arte surpreende o soteropolitano e isso fará repensar muito sobre o seu caminho.


Um romance com Saada entra no meio da toada sem interferir muito com o propósito , depois levando o moço para o caminho de volta.




Esperava um pouco mais, porém de qualquer forma, foi bom assistir ao último filme de Walmor Chagas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário