Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2018

"Corpo E Alma " OU Filme Húngaro Ganhador do Urso de Ouro de Berlim



Assisti ao filme Húngaro que concorreu ao Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar 2018, " Corpo e Alma", do diretor Ildko Enyed.


O filme que se passa em Budapeste, precisamente em um matadouro com uma ótima infra estrutura, tem como personagens principais Endre ( Géza Morcsanyi), o diretor financeiro  sério, que sempre está de olho nos fatos da empresa, apesar de não se misturar muito com a ala de funcionários e Mária ( Alexandra Borbély), a séria e sisuda inspetora de qualidade, que não se mistura com ninguém, senta sozinha para comer, você quase não ouve a voz dela , enfim ...




Os dois têm algo em comum : Sonham a mesma coisa durante a noite - Um casal de veados numa floresta coberta de neve que estão apaixonados um pelo outro.




O porquê desse fato ? É que uma psicóloga estava fazendo um trabalho de reconhecimento e diagnóstico dos funcionários do matadouro por causa de probleminhas internos e nas entrevistas individuais chamou a atenção que 2 dos funcionários relataram o mesmo sonho.


O sonho foi uma pergunta da psicóloga para todos . Inclusive ela achou que eles teriam combinado responderem a mesma coisa, fazendo chacota da entrevista.




O pior é que não, e isso os intrigava, fazendo que uma aproximação acontecesse, mesmo que timidamente , tirando um pouco os dois das suas zonas de conforto.


O problema é que Mária é bem mais resistente do que Endre e as consequências desse relacionamento foram catastróficas inicialmente para a mulher.




Na verdade, em meio a matança de animais , o diretor húngaro quis retratar o amor , numa forma não muito usual , mas, amor .


Gostei muito da forma lenta da filmagem , dos dois personagens, do comportamento, claro dos mesmos , assim como do entorno ( colegas de trabalho) e fazer uma analogia com o processo de trabalho de todos nós.




O amor ? cada um tem a sua forma de amar, né ...




Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário