Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2018

"Instituto Mário Mendonça"OU Simplesmente Sensacional




Não poderia terminar melhor minha viagem à Tiradentes com a visita ao Instituto Mário Mendonça em Tiradentes, que só fiquei sabendo através de um vendedor de uma loja de peças asiáticas, que conversando um pouco sobre Tiradentes, me falou sobre o local e que eu deveria passar lá e agendar minha visita.

Dito e feito, marquei a minha visita para o dia seguinte , e lá estávamos eu e minha mãe para ela.

Um rapaz, que me perdoe, esqueci o nome , muito gentil e educado foi o nosso guia e condutor do passeio pela arte , pelo mundo criativo e inventivo que nos deixa louco , com a cabeça fervilhando de ideias e outras coisas mais ...

A casa foi comprada por um carioca, o pintor Mário Mendonça, que hoje se não me engano tem seus 82 anos, está em plena forma, frequenta academia, e viaja duas vezes por mês do Rio à Tiradentes conduzindo o seu próprio carro e que é um grande especialista em pintura sacra.

Dentro dessa casa, que fica ao lado da Igreja das Mercês, e que é centenária, foi um convento de freiras e mantém vários objetos e mobiliários da época, inclusive camas, armários e outros móveis .

Agora, o acervo do Sr Mário é simplesmente maravilhoso, de ficar boquiaberto, pois tem obras de Dalí, Picasso, Modigliani, Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Guignardi, Volpi,, Iberê Camargo , Djanira, Botero, Rodin, Degas , obras de seu professor , obras do escultor Evandro Carneiro todas sobre Dom Quixote, que é uma história que Mario Mendonça é apaixonado, tendo uma casa dentro do Instituto somente com obras do lendário personagem , com esculturas e pinturas feitas por ele mesmo. É simplesmente fantástico !

A casa que tinha um terreno imenso foi sido pouco a pouco ampliada e Mario Mendonça deve ter construído mais uma dezena de casas, inclusive para suas filhas , além de jardins belíssimos, piscina, uma capela com obras sacras do pintor, que aliás esse é o seu mote principal.

Você fica simplesmente pasmo com tantas obras de arte desse maravilhoso artista brasileiro e o acervo que ele tem de outros grandes nomes nacionais e mundiais da arte .

É um deleite para quem gosta e também para quem não aprecia, pois não tem como não admirar o espaço .

Para mim, o melhor passeio de Tiradentes, sem dúvida alguma é conhecer o Instituto Mario Mendonça !

Não percam de forma alguma !

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário