Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de abril de 2018

"Museu Casa Padre Toledo" OU Um dos Melhores Passeios em Tiradentes



Esse dia estava programado para irmos conhecer o Museu Casa Padre Toledo, e chegando lá , fui logo perguntando a um rapaz que ali estava sentado em frente sobre o Theatro da Villa , mas ele me respondeu que não morava em Tiradentes e que trabalhava como guia no Museu.

Foi aí então que disse : Vamos embora para nos explicar sobre o museu.

Alan era o nome desse guia que fazia Literatura na UFSJ e então a visita foi iniciada com suas explicações.



Primeiramente nos falou que a casa foi onde Padre Toledo, que nasceu em Taubaté morou por 11 anos e foi também o local de grandes encontros e reuniões dos inconfidentes,sendo ele o mentor,o primeiro deles.

O primeiro cômodo  mostrado provavelmente teria sido uma capela, que era permitida a entrada de todos ali. Nesse local tinha uma peça de madeira de São Joaquim ,pai de Maria , assim como uma tela que mostrava o momento que o desembargador se afrontava com os inconfidentes que estavam acorrentados.

Havia um saguão separando essa área que seria comum dos aposentos do Padre.


O mais importante nessa casa eram os seus forros, todos pintados e com alguma simbologia. Na sala seguinte que nos foi mostrada uma combinação de espelhos no chão voltados para cima nos dava
toda essa grandeza. Nunca havia visto esse jogo !

O forro ali representado  nessa que seria a sala principal é provavelmente a das reuniões dos inconfidentes tinha com tema no forro os 5 sentidos, considerado um pouco mundano para um padre.

O corredor nos foi apresentado com paredes de adobe internamente , assim como toda a parte externa fora usado uma pedra típica da região.

Em uma outra sala havia uma mesa de madeira , armários também nos cantos e oratórios com imagens principalmente de Sant'Anna.


Mais uma sala e uma surpresa pois vimos uma imagem com um santo não muito mostrado pela igreja ,já que foi um dos mais ferrenhos na época da inquisição e tem em sua cabeça uma fenda com uma faixa de sangue mostrando que o mesmo foi morto com uma machadada. Esse santo foi São Pedro de Verona.

Havia também uma imagem de Cristo que tinha uma cruz  de estilo barroco, atrás, mas as duas obras não eram da mesma época já que Cristo tinha suas chagas nas palmas das mãos e não nos punhos.

Outra obra que chamou a atenção foi a do Salvador com uma face toda bonita, limpa e sem sangue datando provavelmente da época do rococó.


Padre Toledo também mantinha um porão em sua residência   Seria o local de permanência de seus dois escravos domesticados ?

Um irmão seu também veio morar ali, fazendo com que o Padre Toledo fizesse mais dois cômodos ,um para o irmão embaixo e o outro para ele em cima.

O Padre Toledo cometeu  o mesmo crime que Tiradentes, que foi levado à forca, mas ele foi exilado para Portugal, onde lá faleceu, em Lisboa. .

Dizem que foi nessa casa que Padre Toledo batizou um filho de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora ( pode ter sido o terceiro ou o quarto), e usava esse artifício para convidar os inconfidentes e fazer uma reunião na casa .

Havia também uma cozinha e um imenso pátio .

O prédio foi usado pela Prefeitura  de Tiradentes, em 1920, danificando muito o imóvel. Logo depois ali foi um seminário, com inclusão na parte de mais cômodos para os seminaristas ,assim como um campo de futebol.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário