Powered By Blogger

domingo, 8 de abril de 2018

"A Repartição Do Tempo" OU Funcionalismo Público



 Assisti ao filme do diretor Santiago Dellape, "A Repartição do Tempo ", com uma Brasília dos anos 80 como pano de fundo e mais precisamente o REPI : Registro de Patentes e Invenções.


O filme mescla ficção científica com comédia pastelão e nos apresenta uma sátira de como as pessoas vêem os funcionários públicos no seus trabalhos.

Aquela morosidade, um desenhando, o outro fumando, a outra pintando a unha, estudando inglês e assim vai .


Mostra também a realidade dessa repartição em especial que é o registro das patentes e invenções que todos sabemos dura mesmo de 8 a 15 anos para ser patenteado aqui no Brasil, o que faz até alguns pesquisadores irem aos EUA patentear lá suas invenções por demorar menos tempo.

Assim, após uma bomba numa capa de revista famosa brasileira, mostrando a inércia dessa repartição em Brasília, o chefe Lisboa ( Eucir de Souza) é chamado a atenção por uma senadora que o colocou no cargo pela incapacidade de sua repartição .


Na fila das invenções está o Dr Brasil ( Tonico Pereira) que deseja patentear uma máquina do tempo. O objeto foi deixado lá e o funcionário Jonas ( Edu Moraes) ao mexer na máquina, percebe que ela faz algo diferente : duplica as pessoas, faz sumir, desaparecer e isso é visto pelo segurança do departamento que conta para Lisboa.

Como a situação está feia para o seu lado, Lisboa resolve usar a máquina, duplicando os seus funcionários e os colocando num porão para ver se trabalham e produzem um pouco mais .


Só deixa de fora a secretária perua ( Rosanne Viegas) e o segurança.

Bianca Muller,e André Deca ( Zé) estão no porão também indignados com a situação de cárcere e tentam inutilmente sair dessa, já que todos os meios utilizados são morosos, como o seu departamento.


Dedé Santana faz o papel de um policial , num filme que conta ainda com a participação de Selma Egrei.

Valeu a pena !


Diferente !


PS: Destaque para a hora de ir embora do departamento onde todos ficam aguardando o minutinho que falta no relógio de ponto para irem embora kkkkk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário