Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

"A Livraria" OU Filme Esteticamente Muito Bonito





Assisti ao filme " A Livraria " da diretora Isabel Coixet, da Inglaterra dos anos 50 .


O filme conta a história de uma viúva, que se muda para um vilarejo, com o desejo de montar uma livraria .




O problema, é que os moradores da cidade são todos contra à essa abertura, e Mrs Florence ( Emily Mortner) tem muitos problemas para a realização de seu sonho.




O principal obstáculo é a toda poderosa Violet ( Patricia Clarkson), que faz de tudo para que a viúva não abra e não tenha sucesso com o seu empreendimento, dizendo que a casa é insalubre, que não há condições de uso , etc, etc...




Outro problema, é que o único leitor de livros do vilarejo é o Sr Brundish ( Bill Nighy), que também se diz viúvo e mora recluso em sua casa misteriosa, onde todos têm a curiosidade de ir, mas, nunca receberam o convite.




Só que a Sra Florence começa devagarzinho no seu negócio e aos poucos vai se acertando , até que a pequena garota vai trabalhar em sua livraria, e vai logo dizendo que não se interessa em ler livros ...




Ela ( Honor Kneafsey) rouba a cena e dá brilho ao filme e também à livraria da Sra Florence, que recebe mais e mais clientes e ganha a simpatia do Sr Brundish, que vai comprando seus livros pouco a pouco.




O grande lançamento da época, Lolita, é o elo que faltava para a aproximação da viúva e do Sr enigmático que conta toda a sua história à ela .




Mas, as energias negativas e todas as forças contra a Srta Florence parecem querer mudar o jogo, com a vinda do falso amigo ( James Lance) indo trabalhar na livraria e também um triste acontecimento .




Fotografia é o ponto alto do filme, que é baseado no livro homônimo de Penélope Fitzgerald.




Valeu a pena, eu recomendo !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário