Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

"No Intenso Agora" Ou Documentário Rico em Imagens


Assisti ao tão comentado "No Intenso Agora", documentário político de João Moreira Salles.

João é o próprio narrador de fotos, vídeos, principalmente de 68 e também das viagens turísticas de sua mãe na China nos anos 60.


Primeiramente, ele mostra alguns vídeos falando de como as pessoas se sentiam, se estavam felizes, se existia já distinção de classes, enfim, conclusões que podemos ter apenas pelas imagens .

João Moreira Salles se atém em mostrar a China de Mao, o livro vermelho, as paradas, o comunismo, as proibições, a muralha ...


O que mais se vê em seu documentário é sobre maio de 68 em paris, na revolta estudantil, a Sorbonne, os funcionários da Wonder, Charles de Gaulle fazendo seus discursos na TV querendo restabelecer a ordem no país, os confrontos dos jovens com a polícia.


O longa mostra muito da luta de Daniel Cohn Bendit, o líder estudantil brigando contra tudo e contra todos. Seu exílio na Alemanha, sua volta, e como isso repercutiu nas ruas de Paris.


O filme faz menção também à Primavera de praga, onde o governo tcheco tenta minimizar e acabar com o domínio soviético no país , mas, é impedido devido à volta do exército russo com seus tanques e soldados às ruas de Praga.


Esse foi um ano muito fervoroso e importante em vários países do mundo , com revoluções em todos os sentidos. Com certeza é um ano a ser lembrado para sempre.


O documentário é muito rico, e é muito legal você ver Charles de Gaulle fazer seus pronunciamentos na TV e Rádio para seu povo.


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário