Powered By Blogger

domingo, 19 de agosto de 2018

"Joelma 23º Andar" OU O Primeiro Filme Espírita



Por causa de minha última viagem à São Paulo e à visita ao Ed Matarazzo, onde se instala hoje a Prefeitura Municipal de São Paulo, e por conseguinte , a subida aos jardins suspensos do edifício, em um dos mirantes, a guia nos apontou o famoso edifício Joelma.[


Começamos a conversar sobre isso, do porquê os edifícios não tinham o 13º andar , etc, etc ,e lembrei-me que tinha o DVD do filme Joelma 23º Andar, e fui logo assistindo quando cheguei em casa.


Trata-se do primeiro filme espírita do mundo, datado de 1979, com a direção de Clery Cunha e baseado no livro psicografado por Chico Xavier " Somos Seis".


O filme conta a tragédia do Joelma, através de uma jovem. Lucimar ( Beth Goulart) e seu irmão Alfredo ( Carlos Marques), trabalhavam em escritórios no Joelma e estavam lá no dia do incêndio, que foi em 1º de fevereiro de 1974.


Alfredo conseguiu ficar fora do acidente, mas, Lucimar não. Assim, o irmão percorreu o IML até finalmente identificar o corpo de Lucimar.


Alfredo não queria contar para sua mãe D. Lucinda ( Liana Duval), mas, no caminho, a própria Lucimar aparece para a mãe contando que estava morta.


O incêndio no Joelma, deixou 191 mortos e mais de 300 feridos, e o estopim, foi um curto circuito num ar condicionado no 12º andar, que se espalhou.


Agora, D. Lucinda, queria de tudo quanto é jeito entrar em contato com a filha, e recorreu ao espiritismo.

Foram à Uberaba, na Casa da Prece, fazer uma consulta com Chico Xavier e pedir essa interseção com a filha.


O  DVD ainda conta com um depoimento muito interessante de Beth Goulart, falando do espiritismo, de sua família, da relação com Bezerra de Menezes.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário