Powered By Blogger

sábado, 7 de maio de 2011

"Eu Não Quero Voltar Sozinho" ou Um Antídoto contra o Bullying e o Preconceito .

A história é simples : Todos os dias , depois da aula, Giovana leva Leonardo para casa. Ele pega o braço dela e a menina caminha duas quadras além de sua casa só para levar Leonardo com segurança até a porta de onde ele mora . Leonardo é cego e esse ritual já  faz parte do cotidiano dos dois amigos. Ela nutre uma paixão silenciosa por ele . No entanto, Leonardo, não demonstra interesse por ninguém  e nem percebe os sentimentos da amiga. A situação dos dois muda quando Gabriel, chega na escola como um novo aluno. A dupla, então, se torna um trio. Mais tarde, entretanto , o enredo nos surpreende com uma grande descoberta .


A maior  qualidade desse curta de Daniel Ribeiro , é a sutileza . Despretensioso e delicado , “ Eu Não Quero Voltar Sozinho “ , traça um retrato doce sobre a amizade e o amor, usando a juventude dos seus protagonistas e a evidente leveza da história como antídoto para preconceitos. O amor é tratado da forma mais certeira possível: puro sem parecer inocente demais e verdadeiro sem apelar   para maiores invenções. Tudo é verossímel, o que deixa a sensação de que aquela história que está se desenvolvendo é universal . Com final levemente aberto,  deixando para cada um de nós a tarefa de imaginar o que acontecerá com Giovana, Léo e Gabriel.

O curta foi o grande vencedor do III Festival  Paulínia de Cinema de 2010 , vencendo como melhor filme nas três categorias ( público, júri e crítica ) , além de melhor roteiro.


Segue abaixo , o curta completo “ Eu  Não Quero Voltar Sozinho “ de Daniel Ribeiro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário