Powered By Blogger

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

"Voyeur" OU Documentário sobre o Livro de Gay Talese



Para quem espera encontrar no documentário, histórias ou cenas sobre o que o VOYEUR , dono do Motel Manor House, em Aurora, no Colorado colecionou durante anos ao espionar seus clientes, vai perder seu tempo.


Um pouco de que falou, é que através das anotações de Gerald Foss, o dono do motel, observou e contou quantos casos de sexo oral houve, se a mulher tinha ou não orgasmo, mas, no geral, que tudo era muito tedioso, normal, chato.


O documentário mostra que ele mesmo construiu essa estrutura onde pudesse ver através de saida de ar todos os quartos de seu motel sem ser notado, e que nunca houve uma desconfiança por parte dos clientes.


Presenciou um assassinato, um casal de homens em que um se vestia de ovelha, e também falou que quando levavam cachorros, esse sim, desconfiava e parecia que sentiam que havia outro alguém por ali.

Contou de uma farofada que um cliente fez uma vez com comidas e que depois limpou nos lençóis da cama, o que deu vontade de gritar e acabar com o rapaz.


Mas, o que mais se foca no documentário é a relação dele com Gay Talese, escritor octagenário de renome nos EUA, que seria o responsável pela publicação do livro com essas histórias.

O processo foi bem demorado, com anos de "namoro" entre os dois até a publicação final do livro. O filme, mostra detalhe por detalhe desse processo de trabalho .


No final, a frustração  de todos, por causa de um questionamento do Jornal Washington Post de que as informações no livro passadas eram incoerentes em termos de datas e nomes de proprietários do local.


Isso deixou Gay Talese furioso, que até o fez desautorizar a publicação do livro, já que sua reputação estaria lá embaixo. Se sentiu enganado, traído, até que por fim, verificou novamente as fontes com Gerald e tudo se resolveu.


Enfim, bem controverso os relatos, a história, o livro e até o documentário, onde não sabemos até onde isso tudo foi verdade ou ficção.


Se tiver interesse, vale a pena conferir, o documentário dos diretores Myles Kane e Josh Koury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário