Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

"Era Uma Vez ..." OU Tragédia no Morro


Que interessante , esse filme "Era Uma Vez ..." de Breno Silveira é de 2008, e é como se fosse de ontem, pois retrata fielmente os problemas do morro e das desigualdades sociais, do tráfico e da corrupção na polícia.

Vale muito a pena assistir para quem gosta desses assuntos, e quem quer ver um bom filme, com vistas maravilhosas do Morro do Cantagalo, assim como, conhecer como é uma favela.


O filme que começa mostrando uma simples pelada no morro com crianças e adolescentes, já carregado de violência e competição por quem manda ali no pedaço, tem logo em seguida uma morte .
Passado alguns anos, uma prisão injusta de um outro membro da mesma família do assassinado , e aí, começa a saga de Dé ( Thiago Martins) , que perdeu um irmão baleado e o outro, Carlão ( Rocco Pitanga), está na cadeia, trabalha vendendo cachorro quente num quiosque na Praia de Ipanema .


Dé é aquele cara sensacional, bondoso, que todos gostam, mas, curte uma paixão platônica imensa por uma loirinha que mora num edifício classe A, na Vieira Souto em frente à praia.

Ela tem namorado e um padrão de vida exatamente oposto ao seu, mas, uma briga com um namorado babaca, a deixa perturbada, triste e passa ir à praia com a amiga Cacau ( Luana Schneider).


Lá, Dé um dia a salva de um arrastão de trombadinhas, levando -a para casa . Num outro dia, tenta se passar como surfista e morador de Ipanema para impressioná-la, mas, logo é desmascarado por um colega, pura inveja.

Nina ( Vitoria Frate), vai esquecendo o amor perdido e vai gostando de Dé, mesmo sendo ele pobre e morador do Morro do Cantagalo.


Aos poucos entra na vida de Dé, subindo no morro, conhecendo o barraco dele, sua mãe Bernardete ( Cyria Coentro) e confrontando os ideais de seu pai Evandro ( Paulo Cesar Grande) com o envolvimento com um rapaz do morro.

Evandro, que já perdeu a mulher, não quer perder a filha também, e teme essa história de morro.

Chama Dé para uma conversa, oferece dinheiro, mas, vê que o moleque é diferente e tem alma boa, mas, mesmo assim, pede distância de sua filha do morro.


O morro agora tem outro comandante : É Carlão , o irmão de Dé que foge da prisão e quer vingar a morte de seu irmão mais novo. Mata o bro lá de cima  e assume o comando , com todas as regalias e ostentações que já conhecemos.

Detalhe, que no filme, um dos traficantes amigos de Carlão, é Meio Kilo ( Jonathan Azevedo ) , o Sabiá de A Força do Querer. ( Legal , né )  .


Evandro arma com sua filha uma viagem para Europa, para escapar de toda essa violência do Rio de Janeiro.

O que não podia esperar é que na véspera ela vai comemorar no morro, sua festa de despedida com Dé, que juntos também compram uma passagem para o nordeste .

O final da história ? Tanto a mãe de Dé, quanto o pai de Nina tinham medo .


Participação no elenco do sempre muito bom Babu Santana .

Retrato fiel e atual do Rio de Janeiro.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário